Gravidez metildopa

METILDOPA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de METILDOPA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com METILDOPA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A metildopa tem sido usada sob rigorosa supervisão clínica e obstétrica no tratamento de hipertensão durante a gravidez. Não houve evidência clínica de que a metildopa causasse anormalidades fetais ou que o recém-nascido fosse afetado. Relatos publicados sobre o uso de metildopa durante todos os trimestres indicam que, se esta droga for usada durante a gravidez, as possibilidades de danos fetais parecem remotas. Dados de estudos clínicos mostram que o tratamento com metildopa foi associado a uma melhora no resultado fetal. A maioria das mulheres deste estudo estava no 3º trimestre quando o tratamento com metildopa foi iniciado. A metildopa atravessa a barreira placentária e aparece no sangue umbilical. Embora não tenham sido relatados efeitos teratogênicos manifestos, a possibilidade de dano fetal não pode ser excluída e o uso da substância em grávidas, ou em mulheres que podem engravidar, requer que os benefícios previstos sejam pesados contra os possíveis riscos.
Uso em lactação: A metildopa aparece no leite materno. Precauções devem ser tomadas se metildopa for administrada em mães que estejam amamentando