Interações medicamentosas micronor

MICRONOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MICRONOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MICRONOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O metabolismo dos contraceptivos orais pode ser influenciado por vários fármacos e preparações fitoterápicas, incluindo Erva de São João (Hypericum perforatum). Os fatores que podem elevar a eliminação metabólica e, desta forma, diminuir a eficácia hormonal e, portanto, aumentar o risco de gravidez indesejada e sangramento não programado são importantes. Tais fatores incluem a indução de certas isoenzimas do citocromo P450 no fígado (por exemplo, CYP 3A4) e da glicoproteína P. As preparações fitoterápicas à base de Erva de São João induzem certas isoenzimas do citocromo P450 no fígado e da glicoproteína P. Não se sabe se estas ações da Erva de São João podem reduzir as concentrações plasmáticas da noretisterona do Micronor® e, desta forma, possivelmente reduzir os efeitos terapêuticos do Micronor®. De importância clínica significativa estão fármacos e suplementos fitoterápicos que são conhecidos por induzirem enzimas responsáveis pela degradação de hormônios esteróides contraceptivos (por exemplo, Erva de São João, barbitúricos, fenitoína sódica, bosentana e principalmente rifampicina). Alguns agentes inibidores de protease e anti-retrovirais têm demonstrado tanto aumento (por exemplo, indinavir) quanto redução (por exemplo, ritonavir) dos níveis circulantes de contraceptivos hormonais.
A eficácia dos anticoncepcionais orais à base de progestogênio puro é reduzida por fármacos indutores de enzimas hepáticas tais como topiramato, fenilbutazona, fenitoína sódica, carbamazepina, barbitúricos, o fármaco tuberculostático rifampicina e possivelmente a griseofulvina. Não foi encontrada interação significante com antibióticos de amplo espectro.