Reações adversas natele

NATELE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NATELE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NATELE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Este produto é bem tolerado. Em casos pouco frequentes pode ocorrer obstipação intestinal.
Podem ocorrer sintomas gastrintestinais (por exemplo, desconforto abdominal, constipação, flatulência, vômito, diarreia e náusea) durante o uso de polivitamínicos e poliminerais na gestação.
Foram relatadas reações adversas entre mulheres grávidas que iniciaram suplementação com polivitamínicos contendo ferro (3 5 e 60 mg), tais como: constipação (21 a 23%), náuseas e/ou vômito (19 a 21%), dor abdominal/ cólicas (9 a 11%), queimação/ refluxo ácido (2 a 7%), diarreia (2 a 6%).
Em casos isolados, polivitamínicos e poliminerais durante a gestação, podem causar reações alérgicas. Os sintomas podem incluir urticária, inchaço facial, respiração difícil/ruidosa, avermelhamento na pele, exantema, bolhas e choque. Se a reação alérgica ocorrer, o tratamento deve ser interrompido e um médico deve ser consultado.

Possíveis interferências em exames laboratoriais:
Vitamina C
Dosagem para acetominofeno: tem sido descrita a interferência do ácido ascórbico no teste de screening para pesquisa de acetaminofeno na urina.
Dosagem de carbamazepina: doses de ácido ascórbico maiores que 500 mg/dia e fluorido (em doses não determinadas) podem interferir com os níveis de carbamazepina medidos pelo método de Ames.
Testes químicos de sangue oculto nas fezes: em diversos relatos de casos, o uso de ácido ascórbico (acima de 1 g/dia) foi relacionado com resultados falso-negativos no teste de sangue oculto nas fezes.
Dosagem de glicose no sangue e na urina: o ácido ascórbico pode produzir teste de glicose no sangue falso-positivo quando medido por métodos de redução do cobre e falso-negativo quando utilizados métodos de oxidase.

Fumarato ferroso
Dosagem de bilirrubina: foi relatada na literatura que a terapia com ferro dextran pode resultar em falsas elevações dos níveis de bilirrubina sérica.

Nicotinamida (niacina)
Dosagem de catecolaminas: o uso de niacina pode resultar em falsas elevações dos níveis de catecolaminas no plasma e na urina, pela interferência nos testes de fluorescência.

Dosagem de glicose na urina: a niacina pode induzir a reações falso-positivas para a glicose urinária quando testada usando a solução de teste de sulfato de cobre (reagente de Benedicts).
Não são conhecidos dados sobre interferências dos demais componentes deste produto em exames laboratoriais.

“Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.”