Contra-indicações neotigason

CONTRA- NEOTIGASON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRA- NEOTIGASON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRA- NEOTIGASON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Neotigason® (acitretina) é altamente teratogênico e não deve ser utilizado por mulheres grávidas. Não deve ser utilizado em mulheres com potencial para engravidar, portanto é necessário que se utilize medidas anticoncepcionais eficazes 30 dias antes, durante e três anos após o término do tratamento (vide “Gravidez”).
Mulheres com potencial para engravidar, ou grávidas, não devem receber doações de sangue de pacientes que estiverem em tratamento com Neotigason® (acitretina). A doação de sangue é proibida durante e até 3 anos após o término do tratamento com Neotigason® (acitretina).
Neotigason® (acitretina) é contra-indicado nos casos de insuficiência hepática e/ou renal graves e em pacientes com valores de lipídios sangüíneos excessivamente elevados.
Como tanto o Neotigason® (acitretina) como as tetraciclinas podem aumentar a pressão intracraniana, sua administração concomitante é contra-indicada.
Tem sido relatado o aumento do risco de hepatite resultante do uso combinado de metotrexato e etretinato. Conseqüentemente, a combinação de metotrexato e Neotigason® (acitretina) é contra-indicada.
A administração concomitante de Neotigason® (acitretina) e vitamina A ou outros retinóides é contra-indicada devido ao risco de hipervitaminose A.
Neotigason® (acitretina) é contra-indicado em casos de hipersensibilidade ao medicamento ou a outros retinóides.