Gravidez neotigason

NEOTIGASON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NEOTIGASON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NEOTIGASON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Categoria de risco na gravidez: X.
Neotigason® (acitretina) é altamente teratogênico e é proibida sua utilização em mulheres grávidas. Seu uso é, portanto contra-indicado não só em mulheres grávidas, mas também em mulheres com potencial de engravidar durante e até três anos após o tratamento.
Não deve ser utilizado em mulheres com potencial para engravidar, portanto é necessário que se utilizem contraceptivos eficazes 30 dias antes, durante e três anos após o término do tratamento.
A doação de sangue é absolutamente contra-indicada durante até três anos após o término do tratamento com acitretina.
O uso concomitante de álcool durante e até dois meses após o tratamento com acitretina potencializa a formação de etretinato, agente altamente teratogênico.
Existe um risco extremamente alto de nascimento de uma criança deformada se o Neotigason® (acitretina) for tomado antes ou durante a gravidez, independentemente da dosagem e período de administração. A exposição fetal ao Neotigason® (acitretina) geralmente implica em risco de malformação congênita.
Neotigason® (acitretina) é contra-indicado a mulheres com potencial de engravidar a menos que a paciente do sexo feminino satisfaça todas as seguintes condições:
• a paciente apresente grave distúrbio de ceratinização resistente às terapêuticas convencionais;
• ela seja confiável na compreensão e cumprimento das instruções;
• ela seja capaz de cumprir as medidas contraceptivas obrigatórias, confiáveis e sem falhas;
• é essencial que toda mulher com potencial para engravidar que será tratada com Neotigason® (acitretina) use um contraceptivo eficaz sem interrupção 30 dias antes, durante e até três anos após o término do tratamento;
• o tratamento deve começar no segundo ou terceiro dia do próximo período menstrual;
• um teste de gravidez negativo seja obtido duas semanas antes de iniciar a terapêutica (recomenda-se a repetição mensal do teste de gravidez durante a terapêutica);
• antes de se iniciar o tratamento, a paciente seja informada por seu médico, verbalmente e por escrito, sobre as precauções a serem tomadas, o risco de ocorrer malformação fetal grave e as possíveis conseqüências se ocorrer gravidez durante o tratamento com Neotigason® (acitretina) ou nos três anos após a interrupção do tratamento;
• as mesmas medidas contraceptivas eficazes e ininterruptas devem ser tomadas todas as vezes que o tratamento for repetido, independentemente do período de interrupção, e devem ser continuadas pelos 3 anos seguintes;

Caso ocorra a gravidez, apesar dessas precauções, durante o tratamento com Neotigason® (acitretina) ou até 3 anos após o seu término, há um grande risco de malformação fetal grave (por exemplo, exencefalia).
Lactação
Neotigason® (acitretina) não deve ser administrado a lactantes.