Interações medicamentosas neotigason

NEOTIGASON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NEOTIGASON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NEOTIGASON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



– A administração concomitante de vitamina A e outros retinóides deve ser evitada devido ao risco de hipervitaminose A.
– Estudos sobre o efeito do Neotigason® (acitretina) sobre a ligação protéica dos anticoagulantes do tipo cumarínico (varfarina) demonstraram não haver interação.
– No tratamento simultâneo com a fenitoína, deve-se lembrar que Neotigason® (acitretina) reduz parcialmente a ligação protéica da fenitoína.
– Metotrexato, tetraciclina: (vide “Contra-indicações”).
– Interações adicionais entre Neotigason® (acitretina) e outros medicamentos (por exemplo: digoxina, cimetidina, anticoncepcionais orais de estrogênio e progesterona combinados) não foram observadas até o momento.
– Em um estudo com voluntários saudáveis, o uso concomitante de uma única dose de acitretina e etanol levou à formação de etretinato. Isso era geralmente observado in vitro. Em investigações recentes, a formação de etretinato tem sido observada também em alguns pacientes tratados com Neotigason® (acitretina). Até que esse fenômeno seja totalmente explicado, o comportamento farmacocinético do etretinato deve ser levado em consideração. Portanto, como a meia-vida de eliminação de etretinato é de aproximadamente 120 dias, medidas contraceptivas devem ser realizadas por 3 anos após completar o tratamento com Neotigason® (acitretina) (vide Gravidez).