Posologia de neotigason

NEOTIGASON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NEOTIGASON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NEOTIGASON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Devido às diferenças na absorção e na velocidade do metabolismo da acitretina, a dose deve ser ajustada individualmente. As cápsulas devem ser tomadas de preferência uma vez ao dia, com alimentos ou com um pouco de leite. O esquema posológico abaixo serve como referência:
Adultos
A dose inicial diária de 25 mg (1 cápsula de 25 mg) ou 30 mg (3 cápsulas de 10 mg) durante 2 a 4 semanas pode produzir resultados satisfatórios.
A dose de manutenção deverá ser estabelecida em função da eficácia clínica e tolerabilidade. Em geral, os melhores resultados são obtidos com doses diárias de 25 a 50 mg tomadas durante seis a oito semanas adicionais. Em alguns casos, pode ser necessário aumentar a dose até o máximo de 75 mg/dia (3 cápsulas de 25 mg).
O tratamento pode ser interrompido naqueles pacientes com psoríase cujas lesões regrediram suficientemente. As recidivas devem ser tratadas como descrito acima.
Nos distúrbios de ceratinização, geralmente é necessária a terapia de manutenção, com a menor dose possível. Esta poderá ser menor que 20 mg/dia, não devendo ultrapassar 50 mg/dia.
Crianças
Devido aos efeitos secundários graves que podem ocorrer com a administração prolongada do Neotigason® (acitretina), os riscos e benefícios devem ser cuidadosamente avaliados. Neotigason® (acitretina) deve ser utilizado apenas quando todas as alternativas terapêuticas forem inadequadas.
A dose deve ser estabelecida dependendo do peso do paciente. A dose diária é de aproximadamente 0,5 mg/kg. Em alguns casos, doses mais altas (até 1 mg/kg/dia) podem ser necessárias por período limitado, até a dose máxima de 35 mg/dia. A dose de manutenção deve ser a mais baixa possível, devido aos eventuais efeitos secundários de longo prazo.
Tratamento combinado
Quando Neotigason® (acitretina) é usado em associação com outros tipos de tratamento, pode ser possível reduzir a dose de Neotigason® (acitretina), dependendo da resposta individual do paciente. Tratamentos tópicos habituais geralmente podem ser continuados, e não interferem com o Neotigason® (acitretina).