Reações adversas neotigason

NEOTIGASON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NEOTIGASON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NEOTIGASON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em muitos pacientes tratados com Neotigason® (acitretina), foram observados efeitos colaterais que geralmente desaparecem com a redução da dose ou interrupção do tratamento. Às vezes, no início do tratamento, observa-se piora dos sintomas da doença.
Os efeitos indesejáveis mais freqüentemente observados são os sintomas de hipervitaminose A, por exemplo, ressecamento dos lábios, que pode ser aliviado aplicando-se uma pomada gordurosa.
As mucosas e epitélios de transição podem tornar-se ressecados ou apresentar lesões inflamatórias. Isto tem ocasionalmente levado a sangramentos nasais, rinites e distúrbios oculares (conjuntivite, xeroftalmia) que podem ocasionar intolerância ao uso de lentes de contato. Ulcerações córneas foram relatadas raramente.
Queilites e rágades da comissura labial, boca seca e sede podem também ocorrer.
Ocasionalmente estomatite, gengivite e alterações de paladar tem sido relatados.
Tem sido notado um aumento da incidência de vulvo-vaginite por Candida albicans durante o tratamento com Neotigason® (acitretina).
Adelgaçamento e descamação da pele podem ocorrer em todo o corpo, principalmente na palma das mãos e planta dos pés. Pele pegajosa, dermatite, eritema e prurido foram relatados recentemente.
Aumento da queda de cabelo, unhas quebradiças e paroníquia são freqüentemente observadas.
Ocasionalmente erupção bolhosa e textura anormal do cabelo são relatados. Raramente os pacientes apresentam reações de fotosensibilidade.
Estes efeitos são geralmente reversíveis após descontinuação do tratamento com acitretina.
Cefaléia é ocasionalmente relatada apesar de hipertensão intracraniana (pseudotumor cerebral) ser rara. Pacientes com cefaléia grave, náusea, vômitos e distúrbios visuais devem descontinuar o Neotigason® (acitretina) imediatamente e serem encaminhados para uma avaliação neurológica. Ocasionalmente visão borrada e diminuição da visão noturna tem sido relatadas (vide “Precauções e advertências”).
Dores musculares, articulares e ósseas têm sido relatadas ocasionalmente. O tratamento de manutenção pode resultar em progressão de hiperostose espinhal preexistente, aparecimento de novas lesões hiperostóticas e calcificações extra-esqueléticas, como tem sido observado no tratamento prolongado com retinóides sistêmicos.
Foram relatados edema periférico e rubor ocasionalmente. Desordens gastrointestinais, hepatite e icterícia foram observadas raramente.
Foram observadas elevações transitórias e reversíveis das transaminases e fosfatase alcalina.
Durante o tratamento com altas doses de Neotigason® (acitretina), ocorreram elevações reversíveis de triglicérides e colesterol séricos, especialmente em pacientes de alto risco (distúrbios do metabolismo lipídico, diabetes mellitus, obesidade, alcoolismo). O risco de aterogênese não pode ser
excluído caso essas condições persistam.