Interações medicamentosas nootropil

NOOTROPIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOOTROPIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOOTROPIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Espera-se baixa interação medicamentosa potencial resultando em alterações na farmacocinética do piracetam visto que aproximadamente 90% da dose do piracetam é excretada pela urina na forma inalterada.
In vitro, o piracetam não inibe as sub unidades do principal citocromo hepático humano – P450 (CYP 1A2, 2A6, 2B6, 2C8, 2C9, 2C19, 2D6, 2E1, 3A4/5 e 4A9/11) em concentrações de 142, 426 e 1422 μg/mL. Portanto, uma interação metabólica do piracetam com outros fármacos é pouco provável. A administração de uma dose diária de 20 g de piracetam durante quatro semanas não modifica os níveis plasmáticos máximo e mínimo de fármacos antiepilépticos (carbamazepina, fenitoína, fenobarbital, valproato) em pacientes epilépticos que estão recebendo doses constantes do medicamento.

•Warfarina
A administração concomitante de warfarina e piracetam deverá ter o tempo de protombina cuidadosamente monitorizado. Poderão ser necessários ajustes na dose de warfarina de forma a manter o nível desejável de anticoagulação. O mecanismo da interação é desconhecido (Pan & Ng, 1983).

•Hormônios tiroideanos (T3 + T4).
Relatou-se confusão, irritabilidade e alteração do sono durante tratamento concomitante com hormônios tiroideanos (T3 + T4).

•Acenocumarol
Em um estudo publicado simples-cego envolvendo pacientes com trombose venosa grave recorrente, 9,6 g/dia de piracetam não modificaram a dose de acenocumarol necessária para alcançar RNI 2,5 – 3, 5, porém comparado com os efeitos do acenocumarol em monoterapia, a adição de piracetam 9,6 g/dia diminuiu significativamente a agregação plaquetária, a liberação de beta-tromboglobulina, os níveis de fibrinogênio e os fatores de von Willebrand (VIII: C; VIII: vW: Ag; VIII: vW: RCo) e a viscosidade do sangue total e do plasma.

•Álcool
A administração concomitante de álcool não apresenta efeito sobre os níveis plasmáticos de piracetam. Os níveis plasmáticos de álcool não foram alterados por uma dose oral de 1,6 g de piracetam.

•Alimentos
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interação de piracetam com alimentos.

•Testes laboratoriais
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de piracetam em testes laboratoriais.