Reações adversas norestin

NORESTIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NORESTIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NORESTIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Dados de Estudos Clínicos
A segurança de noretisterona foi avaliada em 3.099 indivíduos em 2 estudos clínicos. Destes, 2.925 indivíduos participaram de um estudo clínico de noretisterona 0,35 mg administrado diariamente e 174 indivíduos participaram de um estudo clínico de noretisterona 0,35 mg/dia administrado em 21 dias por ciclo. As Reações Adversas relatadas por ≥ 1% de indivíduos tratados com noretisterona são apresentadas na Tabela 1.

Tabela 1. Reações Adversas ao Medicamento Relatadas por ≥1% dos Indivíduos tratados com noretisterona em 2 estudos clínicos com noretisterona.

Classe de Sistema/Órgão

Reação adversa

Noretisterona

%

(n = 3,099)

Distúrbios do Sistema Nervoso

 

Dor de cabeça

5,6

Tontura

1,8

Distúrbios Gastrintestinal

 

Náusea

8,7

Vômito

2,0

Distúrbios do Sistema Reprodutivo e das Mamas

 

Metrorragia

34,3

Amenorreia

5,4

Sensibilidade nas mamas

1,3

Distúrbios Gerais e Condições no Local da Administração

 

Fadiga

1,0

Investigações

 

Aumento de peso

1,0


As Reações Adversas relatadas por <1% dos indivíduos tratados com norestisterona nos estudos clínicos anteriormente citados são apresentados na Tabela 2.

Tabela 2. Reações Adversas ao Medicamento Relatadas por <1% dos indivíduos tratados com noretisterona em 2 estudos clínicos de noretisterona

Classe de Sistema/Órgão
Reação Adversa

Distúrbios psiquiátricos
Depressão
Nervosismo

Distúrbios Gastrintestinais
Distúrbio Gastrintestinal

Distúrbios da Pele e Tecido Subcutâneo
Acne
Hirsutismo

Distúrbios do Tecido Conjuntivo e Musculoesquelético
Dor nas extremidades

Distúrbios do Sistema Reprodutivo e das Mamas
Secreção Genital

Distúrbios Gerais e Condições no Local de Administração
Edema

Dados de Pós-Comercialização
As Reações Adversas são apresentadas por frequência baseada nas taxas de relatos espontâneos.

Muito rara (<1/10.000): reação anafilactoide/anafilática, hipersensibilidade; dor abdominal, hepatite, icterícia colestática; alopecia, erupção cutânea, erupção cutânea prurítica; gravidez ectópica; dor nas mamas, atraso na menstruação, menstruação irregular, cisto ovariano, lactação suprimida, hemorragia vaginal, menorragia e sangramento de privação quando o produto é interrompido.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.