Posologia de noripurum compr e xarope

NORIPURUM COMPR E XAROPE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NORIPURUM COMPR E XAROPE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NORIPURUM COMPR E XAROPE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Para fins de cálculo deve-se lembrar que o teor de ferro elementar de Noripurum® comprimidos mastigáveis e Noripurum® xarope é o seguinte:
1 comprimido = 100 mg de ferro elementar 10 ml do xarope = 100 mg de ferro elementar
A dose e a duração da terapia dependem da extensão da deficiência de ferro.

Como posologia média sugere-se:
Prematuros, lactentes e crianças de até um ano:
Para uso pediátrico, a dose diária de ferro a ser aplicada é calculada conforme a gravidade do caso, na base de 2,5 a 5,0 mg por kg de peso. Esta dose pode ser aumentada ou diminuída a critério médico e pode ser administrada em uma ou mais tomadas.
Para deficiência de ferro manifesta sugere-se a dose de 2,5 a 5 ml de xarope ao dia.

Crianças de 1 a 12 anos:
Deficiência de ferro manifesta: 5 a 10 ml do xarope ao dia ou um comprimido mastigável, uma vez ao dia. Deficiência de ferro latente: 2,5 a 5 ml de xarope ao dia.

Crianças maiores de 12 anos, adultos e lactantes:
Deficiência de ferro manifesta: 10 a 30 ml de xarope ao dia ou um comprimido mastigável uma a três vezes ao dia por três a cinco meses, até a normalização dos valores de hemoglobina. Posteriormente a terapia deve prosseguir com um comprimido mastigável ao dia por várias semanas (dois a três meses) a fim de restaurar a reserva de ferro.
Deficiência de ferro latente: 5 – 10 ml do xarope ao dia ou um comprimido mastigável por dia, por um a dois meses. Em casos de anemia ferropênica grave ou de necessidade elevada de ferro, as doses podem ser aumentadas a critério médico, ou haver necessidade de Noripurum® parenteral (IM ou EV) como tratamento inicial.

Mulheres grávidas:
Deficiência de ferro manifesta: 20 a 30 ml do xarope ao dia ou um comprimido mastigável duas a três vezes ao dia até a normalização dos valores de hemoglobina. Posteriormente a terapia deve prosseguir com um comprimido mastigável ao dia pelo menos até o final da gravidez a fim de restaurar a reserva de ferro.
Tratamento da deficiência de ferro latente: 10 ml do xarope ao dia ou um comprimido mastigável por dia. Prevenção da deficiência de ferro: 5 a 10 ml do xarope ao dia ou um comprimido mastigável por dia.

 

Dose (mg)

%IDR*

Lactentes e crianças de até 1 ano

50

18.518 – 556%

Crianças (1-12 anos)

100

1.667 – 1.111%

Gestantes

300

1.111%

Lactantes

300

2.000%

Adultos

300

2.143%


*IDR = Ingestão Diária Recomendada. Cálculos com base na dose diária máxima recomendada em bula.