Reações adversas noripurum ev

NORIPURUM EV com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NORIPURUM EV têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NORIPURUM EV devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As mais frequentes reações adversas a medicamentos (RAMs) relatadas em experimentações clínicas com relação à administração de NORIPURUM® EV foram: deturpação passageira do paladar, hipotensão, febre e tremores, sensação de calor, reações no local da injeção, espasmos venosos no local da veia puncionada e náusea, com ocorrência em 0,5 a 1,5% dos pacientes. Reações anafilactoides sem seriedade ocorreram raramente.
Em geral, as reações anafilactoides são potencialmente as reações adversas mais sérias. Pode ocorrer hipotensão se a injeção for administrada rapidamente.
Em estudos clínicos, as seguintes reações adversas têm sido relatadas com no mínimo uma possível relação causal em relação temporal com a administração de NORIPURUM® EV:
Reação comum (> 1/100 e < 1/10): deturpação passageira do paladar (em particular, gosto metálico).
Reação incomum (> 1/1.000 e < 1/100): dor de cabeça, vertigens, hipotensão e colapso, taquicardia e palpitações, broncoespasmo, dispneia, náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, prurido, urticária, erupção cutânea, exantema, eritema, espasmos musculares, mialgia, febre, tremores, vermelhidão, dores no peito e rigidez, desordens no local de injeção tais como flebites superficiais, queimação e inchaço.
Reação rara (> 1/10.000 e < 1/1.000) parestesia, síncope, perda de consciência, sensação de queimação, hipertensão, artralgia, edema periférico, fadiga, astenia, mal-estar, sensação de calor, edema e reações anafilactoides.
Além disso, relataram-se as seguintes reações adversas em relatos espontâneos:
Casos isolados: redução do nível de consciência, delírio, confusão, angioedema, inchaço nas articulações, hiper-hidrose, dor nas costas, bradicardia e cromatúria.
Deve-se evitar o extravasamento paravenoso, pois o extravasamento de NORIPURUM® EV no local da injeção pode causar dor, inflamação, necrose do tecido, abscesso estéril e manchas escuras na pele.

Em casos de eventos adversos, notifique o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www8.anvisa.gov.br/notivisa/frmCadastro.asp, ou a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.