Reações adversas novamin

NOVAMIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOVAMIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOVAMIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Todos os aminoglicosídeos podem levar à ototoxicidade, toxicidade renal e vestibular e ao bloqueio neuromuscular (vide ADVERTÊNCIAS).
Estes efeitos tóxicos ocorrem com mais freqüência em pacientes com história atual ou pregressa de disfunção renal, em pacientes já tratados com outras drogas nefrotóxicas ou ototóxicas e naqueles tratados por períodos de tempo e/ou doses maiores do que os recomendados.

Neurotoxicidade/Ototoxicidade
O efeito tóxico no 8o par craniano pode resultar em hipoacusia, perda do equilíbrio ou ambos. A amicacina afeta principalmente a função auditiva. O dano coclear inclui surdez para altas frequências que geralmente ocorre antes que a perda auditiva possa ser detectada pelo exame audiométrico (vide ADVERTÊNCIAS).

Neurotoxicidade/Bloqueio Neuromuscular
O tratamento com aminoglicosídeos pode levar à paralisia muscular aguda e apnéia (vide ADVERTÊNCIAS).

Nefrotoxicidade
Foram descritos: elevação da creatinina sérica, albuminúria, presença de leucócitos, hemácias ou cilindros na urina, azotemia e oligúria. As alterações da função renal são geralmente reversíveis com a suspensão da droga (vide ADVERTÊNCIAS). Como esperado com qualquer outro aminoglicosídeo, houve relatos de nefropatia tóxica e insuficiência renal aguda no período de pós-comercialização.

Outros
Outras reações raramente observadas são: erupções cutâneas, febre medicamentosa, cefaleia, parestesia, tremores, náuseas e vômitos, eosinofilia, artralgia, anemia, hipotensão e hipomagnesemia.
Tem sido relatado infarto macular levando, às vezes, à perda permanente da visão, após administração intravítrea (injeção intra-ocular) de amicacina.