Interações medicamentosas novofer

NOVOFER com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOVOFER têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOVOFER devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Interações medicamento-medicamento:
– Gravidade: Maior
Efeito da interação: risco de sangramento digestivo alto. Medicamentos: anti-inflamatórios não esteroides.
Efeito da interação: aumento das reservas hepáticas de ferro, impregnação.
Medicamento: alopurinol.

– Gravidade: Moderada
Efeito da interação: possível diminuição da eficácia dos medicamentos abaixo. Medicamentos: carbidopa, levodopa, metildopa; levotiroxina; penicilinas. Efeito da interação: redução da absorção dos medicamentos abaixo.
Medicamentos: antibióticos (doxiciclina, minociclina, rolitetraciclina, tetraciclina; ciprofloxacina, gemifloxacina, levoflaxino, lomefloxacina, norfloxacino, ofloxacino); inibidores de ECA (captopril, enalapril,lisinopril), bifosfonatos (alendronato, risedronato, etidronato, ibandronato, zoledronato); zinco.

– Gravidade: Menor
Efeito da interação: diminuição do ácido acetato e/ou da eficácia do ferro.
Medicamentos: ácidos aceto-hidroxâmicos, demeclociclina, medicamentos contendo sais de alumínio, magnésio ou bicarbonato.

Efeito da interação: redução da biodisponibilidade do ferro, por redução da absorção gástrica ao modificar o pH local.

Medicamentos: antiácidos; bloqueadores H2 (cimetidina, famotidina, nizatidina, ranitidina); inibidores da bomba de prótons (esomeprazol, lansoprazol, omeprazol, rabeprazol); sequestradores de ácidos biliares (colestipol, colestiramina).

Interação medicamento-substância química:
– Gravidade maior:
Efeito da Interação: causa incremento do depósito hepático de ferro e aumenta a probabilidade de efeitos colaterais e até tóxicos do ferro.
Substância química: álcool.

Interações medicamento-alimento:
– Gravidade menor:
Efeito da interação: diminuição da biodisponibilidade do ferro.
Alimentos: laticínios, proteína de soja, soja, alimentos ricos em fitatos e fibratos. Efeito da interação: aumento da absorção do ferro.
Alimentos: que contenham ácido cítrico.