Interações medicamentosas oestrogel

OESTROGEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OESTROGEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OESTROGEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Existe riso de redução da eficácia do estrogênioquando administrado em conjunto com indutores enzimáticos, como anticonvulsivantes (carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e primidona), barbitúricos, griseofulvina, rifabutina e rifampicina. Embora a existência de tais interações ainda não esteja com estrogênio por via percutânea, poderá ser necessário monitoramento clínico e possível ajuste na dose de estrogênio.
Corticoides têm sua ação aumentada.
Anticoagulantes orais têm sua ação diminuída.
Fármacos inibidores do citocromo CYP3A4 (eritromicina, claritromicina, cetoconazol, itraconazol e ritonavir) e suco de grapefruit podem aumentar a concentração dos estrog ênios e podem resultar em efeitos indesejáveis.

Interações com testes laboratoriais
Oestrogel ® pode acelerar o tempo de protrombina, o tempo parcial de tromboplastina e o tempo de agregação plaquetária, aumentar a contagem de plaquetas e alterar fatores de coagulação.
Oestrogel ® pode influenciar os níveis dos hormônios da tireoide na circulação total.
Pode ocorrer elevação dos níveis de outras proteínas de ligação no sangue.
Oestrogel ® pode aumentar a concentração plasmática do colesterol HDL, HDL2 e dos triglicerídeos, além de reduzira concentração do colesterol LDL.