Posologia de oestrogel

OESTROGEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OESTROGEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OESTROGEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de usar
Para o tubo de plástico 80 g: após a abertura do tubo, colocar sobre a régua dosadora a quantidade prescrita.
Para o tubo de plástico 80 g com válvula dosadora: antes do primeiro uso, pressionar completamente a válvula dosadora três vezes, descartando-se o gel liberado, posteriormente, administrar a quantidade prescrita.
Oestrogel ® deve ser aplicado pela manhã ou à noite, na pele limpa e seca com auxílio da régua dosadora ou com as mãos, preferencialmente após o banho.
Espalhar o gel preferencialmente no abdômen, coxas, braços, ombros ou ainda na região lombar. Não aplicar nas mamas, nas superfícies mucosas ou na pele irritada.
Se uma consistência pegajosa persistir por mais de três minutos após a aplicação, isso significa que uma superfície de pele muito pequena foi coberta. Considere espalhar o gel mais amplamente na próxima aplicação.
Oestrogel ® deverá ser aplicado sempre no mesmo horário. Não necessário é massagear.
O gel não provoca manchas, porém é aconselhável deixar o produto secar por aproximadamente dois minutos antes de vestir-se.
Evitar o uso de outro produto no local escolhido para aplicação do gel.
Após a aplicação do O estrogel, lavar as mãos com água e sabão.
Não lavar o local da aplicação até após uma hora.

Posologia
Para apresentação de tubo plástico 80 g, aplicar uma medida de régua dosadora (2,5 g de gel, equivalente a 1,5 mg de estradiol). Para apresentação de tubo plástico 80 g com válvula dosadora, a cada pressão libera-se 1,25 g de gel (equivalente a 0,75 mg de estradiol), ou seja, uma régua dosadora equivale a duas pressões da válvula dosadora. Administrar a dose recomendada pelo período de 24 a 28 dias por mês, de acordo com a prescrição médica.
Em algumas pacientes a absorção de estradiol é insuficiente pela via transdérmica. Nesses casos, se os sintomas relacionados à deficiência de estrogênio persistirem, recomenda-se o uso de uma dose maior, outra forma ou outra via de administração do hormônio.
Se necessário, a dose pode ser readaptada após dois ou três ciclos de tratamento, de acordo com os sintomas clínicos e avaliação médica, conforme indicação a seguir:
Redução na dose, em caso de sintomas de excesso d e estrogênio, tais como: dor e tensão mamária, distensão abdominal e pélvica, ansiedade, nervosismo e agressividade.
Aumento na dose, em caso de sintomas de insuficiência de estrogênio, tais como: persistência das ondas de calor, secura vaginal, dores de cabeça, distúrbio do sono, astenia e alteração do humor.
Em caso de esquecimento: Se a próxima dose for um intervalo menor que 12 horas, esperar e aplicar a dose normal no dia seguinte. Se o intervalo for maior que 12 horas, aplicar a dose esquecida e a dose normal no próximo dia. O esquecimento da dose diária do gel pode ocasionar pequeno sangramento vaginal.