Informações oxcord

OXCORD com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OXCORD têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OXCORD devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



CARACTERÍSTICAS
Nifedipino é um derivado diidropiridínico, que inibe o influxo do íon cálcio através da membrana celular, nas células musculares lisas vasculares e no músculo cardíaco (também chamado de bloqueador dos canais lentos do cálcio ou cálcio antagonista).
A maneira precisa pela qual essa inibição alivia a angina ainda não está perfeitamente definida, mas inclui, pelo menos, os dois seguintes mecanismos:
1) Relaxamento e prevenção do espasmo da artéria coronária
O nifedipino dilata as artérias e arteríolas coronarianas, tanto nas regiões normais como nas isquêmicas, e é um potente inibidor do espasmo da artéria coronariana induzida espontaneamente ou por ergonovina. Essa propriedade aumenta a oxigenação do miocárdio nos pacientes com espasmo da artéria coronariana, e é responsável pela eficácia do nifedipino na angina vasoespástica (Prinzmetal ou sua variação). Não está claro, ainda, se esse efeito desempenha algum papel na angina clássica, mas estudos de tolerância a exercícios não apresentaram aumento da pressão produzida nas taxas de exercício, uma medida largamente aceita da utilização do oxigênio. Isso sugere que, em geral, o alívio do espasmo ou a dilatação das artérias coronárias não é um fator importante na angina clássica.
2) Redução do consumo de oxigênio
Nifedipino reduz regularmente a pressão arterial em repouso e num dado nível de exercício. O mecanismo envolvido parece estar relacionado à dilatação das arteríolas periféricas e à redução da resistência periférica total (pós-carga) contra a qual o coração atua. Esse alívio de carga cardíaca reduz o consumo de energia pelo miocárdio e as necessidades de oxigênio, o que, provavelmente, colabora para a eficácia do nifedipino na angina crônica estável.