Interações medicamentosas peridal

PERIDAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PERIDAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PERIDAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Agentes antiácidos ou antissecretores não devem ser administrados simultaneamente com PERIDAL, pois eles diminuem a biodisponibilidade oral de domperidona.
A administração concomitante de drogas anticolinérgicas pode antagonizar o efeito antidispéptico de PERIDAL.
A principal via metabólica da domperidona é através do CYP3A4. Dados IN VITRO e em humanos demonstram que o uso concomitante de fármacos que inibem esta enzima de forma significativa pode resultar em níveis plasmáticos elevados de domperidona.

Exemplos de potentes inibidores do CYP3A4 incluem:
-antifúngicos azólicos, como fluconazol*, itraconazol, cetoconazol* e voriconazol*;
-antibióticos macrolídeos, como claritromicina* e eritromicina*;
-inibidores da protease do HIV, como amprenavir, atazanavir, fosamprenavir, indinavir, nelfinavir, ritonavir e saquinavir;
-antagonistas do cálcio, como diltiazem e verapamil;
-amiodarona*;
-aprepitanto;
-nefazodona;
-telitromicina *.
* também prolongam o intervalo QTc.

Interações farmacocinéticas fármaco-fármaco entre a domperidona e medicamentos que são inibidores fortes da CYP3A4 demonstraram:
-aumentos na Cmáx da domperidona < 3 vezes sob a inibição máxima da CYP3A4;
-que não houve interação farmacocinética com inibidores leves da CYP3A4;
-aumento do intervalo QTc (média ≤ 10 mseg) com o uso combinado de cetoconazol ou eritromicina. O cetoconazol e a eritromicina são inibidores fortes da CYP3A4, que são conhecidos por prolongarem o QTc.

Estudos separados de interação farmacocinética/ farmacodinâmica com cetoconazol oral ou eritromicina oral em indivíduos sadios confirmaram os aumentos na Cmáx da domperidona < 3 vezes sob a inibição máxima por esses fármacos.
Nestes estudos, a monoterapia com domperidona a uma dose de 10 mg, quatro vezes ao dia, resultou em aumentos na média do intervalo QTc de 1,6 mseg (estudo de cetoconazol) e 2,5 mseg (estudo de eritromicina), enquanto a monoterapia com o cetoconazol (200 mg, 2 vezes ao dia) e a monoterapia com eritromicina (500 mg, 3 vezes ao dia) acarretou em um aumento na média do intervalo QTc de 3,8 e 4,9 mseg, respectivamente, ao longo do período de observação. Com a combinação de 10 mg de domperidona 4 vezes ao dia e 200 mg de cetoconazol 2 vezes ao dia, um prolongamento médio do QTc de aproximadamente 9,8 mseg foi verificado no período de observação, com mudanças nos pontos de tempo individuais que variam de 1,2 a 17,5 mseg.
Com a combinação de 10 mg de domperidona 4 vezes ao dia com 500 mg de eritromicina 3 vezes ao dia, o intervalo QTc médio durante o período observado foi prolongado por 9,9 mseg com alterações nos pontos de tempo individuais que variam de 1,6 a 14,3 mseg. Ambos Cmáx e AUC da domperidona no estado de equilíbrio tiveram aumento de aproximadamente 3 vezes em cada um desses estudos de interação.
Teoricamente, como PERIDAL tem um efeito gastrocinético, ela pode influenciar na absorção de fármacos administrados concomitantemente por via oral, particularmente aqueles com liberação prolongada ou formulações com comprimidos de liberação entérica. Contudo, em pacientes já estabilizados num tratamento com digoxina ou paracetamol, o uso simultâneo de PERIDAL não influencia os níveis sanguíneos destes medicamentos.

PERIDAL pode também ser administrado com:
-neurolépticos, pois a ação deles não é potencializada;
-agonistas dopaminérgicos (bromocriptina, L-dopa), cujos efeitos periféricos indesejáveis, como distúrbios digestivos, náuseas e vômitos, são suprimidos sem neutralização das suas propriedades centrais.

Interação com alimentos
É recomendado o uso de PERIDAL antes das refeições. Se for tomado após as refeições, a absorção do medicamento será retardada.