Interações medicamentosas pilem

PILEM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PILEM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PILEM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Algumas drogas podem acelerar o metabolismo de contraceptivos orais tomados concomitantemente. As drogas suspeitas de terem a capacidade de reduzir a eficácia dos contraceptivos orais incluem: barbitúricos, fenitoína, fenilbutazona, rifampicina, ampicilina, griseofulvina, as tetraciclinas (tetraciclina, oxitetraciclina, doxiciclina, limeciclina ou minociclina), oxcarbazepina, carbamazepina, primidona e aminoglutetimida.
Interação de levonorgestrel com varfarina foi relatada em usuária de anticoncepção de emergência. Sugere-se monitorizar a coagulação.

INTERFERÊNCIA EM EXAMES LABORATORIAIS:
Apolipoproteína A, lipoproteínas de alta densidade (HDL), colesterol total e triglicérides: as concentrações séricas podem estar aumentadas ou diminuídas e podem diferir dependendo do tipo de progestágeno, dose, posologia e duração da terapia. Em geral, todos os progestágenos diminuem as concentrações de triglicérides e colesterol total.
Apolipoproteína B e lipoproteínas de baixa densidade (LDL): as concentrações séricas podem estar aumentadas e podem diferir dependendo do tipo de progestágeno, dose, posologia e duração da terapia.
Gonadotrofina e globulinas ligadoras de hormônios sexuais (SHBG): as concentrações séricas podem estar diminuídas.
Testes de função hepática: os valores podem estar diminuídos.
Reabsorção de T3: os valores podem estar diminuídos devido ao aumento de globulina ligadora de tiroxina; a concentração de T4 não é alterada.
T4 total: as concentrações são levemente diminuídas com levonorgestrel; a concentração de T4 não é alterada.