Posologia de plaquinol

PLAQUINOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PLAQUINOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PLAQUINOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Uso oral.
PLAQUINOL deve ser tomado durante uma refeição, ou com um copo de leite. As doses abaixo mencionadas referem-se ao sulfato, e não à substância base.

Doenças reumáticas
A ação do PLAQUINOL é cumulativa e exigirá várias semanas para exercer seus efeitos terapêuticos benéficos, enquanto que efeitos colaterais de baixa gravidade podem ocorrer relativamente cedo. Alguns meses de terapia podem ser necessários antes que os efeitos máximos possam ser obtidos. Caso uma melhora objetiva (redução do edema da articulação, aumento da mobilidade) não ocorra em 6 meses, PLAQUINOL deverá ser descontinuado.

• Lupus eritematoso sistêmico e discóide:
Dose inicial para adultos: 400 a 800 mg diários
Dose de manutenção: 200 a 400mg diários

• Artrite reumatóide
Dose inicial para adultos: 400 a 600mg diários
Dose de manutenção: 200 a 400mg diários

• Artrite crônica juvenil
A posologia não deve exceder 6,5mg / kg de peso/dia, até uma dose máxima diária de 400mg.

Doenças fotossensíveis
O tratamento com PLAQUINOL deve restringir-se aos períodos de exposição máxima à luz. Para adultos, recomendam-se 400mg diários.

• Malária

Tratamento supressivo Adultos:
1 comprimido de 400mg de PLAQUINOL a intervalos semanais. Crianças: a dose supressiva é de 6,5mg/kg de peso semanalmente. Não deverá ser ultrapassada a dose para adultos, a despeito do peso. Caso as circunstâncias permitam, o tratamento supressivo deverá ser iniciado 2 semanas antes da exposição. Entretanto, se isso não for possível, uma dose dupla inicial de 800mg para adultos ou de 12,9mg/kg para crianças pode ser recomendada, dividida em duas tomadas com 6 horas de intervalo. A terapêutica supressiva deverá ser continuada por 8 semanas após deixar à área endêmica.

Tratamento da crise aguda.
Em adultos: dose inicial de 800mg seguida de 400mg após 6 a 8 horas e 400 mg diários em 2 dias consecutivos (total de 2g de sulfato de hidroxicloroquina). Um método alternativo, empregando uma única dose de 800mg (620mg base) provou ser também eficaz. A dose para adultos também pode ser calculada na base do peso corporal. Esse método é o preferível para uso em pediatria. Em crianças: administrar dose total de 32 mg/kg (não superior a 2g) dividida em 3 dias, como se segue: primeira dose 12,9mg/kg (não exceder 800mg); segunda dose 6,5mg/kg (não exceder 400mg) seis horas após a primeira dose; terceira dose 6,5mg/kg 18 horas após a segunda dose; quarta dose 6,5mg/kg 24 horas após a terceira dose.