Interações medicamentosas plurair

PLURAIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PLURAIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PLURAIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como as concentrações plasmáticas do propionato de fluticasona são muito baixas em decorrência do metabolismo de primeira passagem e alto clearance sistêmico mediado pelo citocromo P450 3A4 no fígado e intestino, é pouco provável que ocorram interações medicamentosas clinicamente significantes mediadas pelo propionato de fluticasona.
Estudo de interação medicamentosa em indivíduos sadios demonstrou que o ritonavir (inibidor potente do citrocromo P450 3A4) pode aumentar a concentração plasmática do propionato de fluticasona, resultando em reduções significativas na concentração de cortisol sérico. Em estudos pós-comercialização, foram relatadas interações medicamentosas clinicamente significantes nos pacientes que receberam propionato de fluticasona e ritonavir, resultando em efeitos corticosteroides sistêmicos, incluindo síndrome de Cushing e supressão adrenal. Portanto, o uso de propionato de fluticasona e ritonavir deve ser evitado, a menos que o benefício para o paciente supere o risco de efeitos adversos sistêmicos do corticosteroide.
Outros inibidores do citocromo P450 3A4 (como eritromicina e cetoconazol) aumentam a exposição sistêmica ao propionato de fluticasona, recomendando-se cuidado na administração concomitante dessas medicações.