Interações medicamentosas pontin

PONTIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PONTIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PONTIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ácido acetilsalicílico: ácido mefenâmico interfere no efeito antiplaquetário de aspirina de baixa dosagem, e pode, assim, interferir no tratamento profilático de doença cardiovascular com aspirina.

Anticoagulantes: o ácido mefenâmico desloca a varfarina dos sítios de ligação à proteína e pode aumentar a resposta aos anticoagulantes orais. Portanto, a administração concomitante de ácido mefenâmico com fármacos anticoagulantes requer monitoração frequente do tempo de protrombina.

Anti-hipertensivos incluindo os diuréticos, inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), antagonistas da angiotensina II e beta bloqueadores: os AINEs podem diminuir a eficácia dos diuréticos e de outros fármacos anti-hipertensivos, incluindo inibidores de ECA, antagonistas da angiotensina II e beta bloqueadores.
Em pacientes com comprometimento da função renal (por ex., pacientes desidratados ou idosos com a função renal comprometida), a co-administração de inibidores da ECA ou de antagonistas da angiotensina II e/ou diuréticos com inibidores da ciclooxigenase pode aumentar a deterioração da função renal, incluindo a possibilidade de insuficiência renal aguda, que é geralmente reversível. A ocorrência destas interações deve ser considerada em pacientes sob administração de Pontin com inibidores da ECA ou de antagonistas da angiotensina II e/ou diuréticos.
Portanto, a administração concomitante destes medicamentos deve ser feita com cautela, especialmente em pacientes idosos. Os pacientes devem ser adequadamente hidratados e deve-se avaliar a necessidade de monitoramento da função renal no início do tratamento concomitante e periodicamente.
corticosteróides: aumento do risco de ulceração gastrintestinal ou sangramento.
ciclosporina: devido aos efeitos nas prostaglandinas renais, os AINEs como o Pontin, podem aumentar o risco de nefrotoxicidade com a ciclosporina.
agentes hipoglicemiantes: há relatos de alterações no efeito dos agentes hipoglicemiantes orais na presença de AINEs. Portanto, Pontin deve ser administrado com cautela em pacientes recebendo insulina ou agentes hipoglicemiantes orais.
lítio: Pontin produziu elevação do nível plasmático de lítio e redução no clearance renal de lítio. Sendo assim, quando Pontin e lítio são co-administrados, os pacientes devem ser cuidadosamente observados com relação aos sinais de toxicidade por lítio.
metotrexato: deve-se ter cautela na administração concomitante de metotrexato e AINEs, incluindo Pontin, já que a administração de AINEs pode resultar no aumento dos níveis plasmáticos de metotrexato, especialmente em pacientes recebendo altas doses de metotrexato.
-tacrolimo: possibilidade de aumento do risco de nefrotoxicidade quando AINEs são co-administrados com tacrolimo.
-cetorolaco: aumento do risco de sangramento gastrointestinal.
-ginko biloba: aumento do risco de sangramento.
-diuréticos poupadores de potássio: diminuição da atividade diurética e hipercalemia.
-diuréticos tiazídicos: diminuição da atividade diurética.
-inibidores seletivos da recaptação de serotonina: aumentam o risco de sangramento.
-antiácidos: levam ao aumento das reações adversas típicas do ácido mefenâmico.