Reações adversas predsim

PREDSIM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PREDSIM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PREDSIM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas a PREDSIM têm sido do mesmo tipo das relatadas para outros corticosteróides e normalmente podem ser revertidas ou minimizadas com a redução da dose, sendo isto preferível à interrupção do tratamento com o fármaco.
Ocorrem efeitos tóxicos com todas as preparações de corticosteróides e sua incidência eleva- se se a dose aumenta muito acima de 8 mg/dia de prednisolona ou seu equivalente:
Frequência de incidência de reações pós-comercialização:
(> 5%)
Alterações gastrintestinais – Aumento de apetite e indigestão.
Alterações neurológicas – Nervosismo, cansaço e insônia.
(1-5%)
Alterações dermatológicas – Reações alérgicas locais.
Alterações gastrintestinais – Úlcera péptica (ulceração do estômago e/ou duodeno) com possível perfuração e hemorragia (sangramento), pancreatite (inflação do pâncreas) e esofagite ulcerativa (ulceração no esôfago).
Alterações oftálmicas – Catarata, glaucoma (aumento da pressão intraocular) e exoftalmia (projeção do globo ocular para frente).
O estabelecimento de infecções secundárias por fungos ou vírus dos olhos pode também ser intensificado.
Alterações endócrinas – Redução da tolerância aos carboidratos, manifestação de diabetes mellitus latente e aumento da necessidade de insulina ou hipoglicemiantes orais (medicamentos que diminuem a glicose no sangue) em pacientes diabéticos.
O tratamento com doses elevadas de corticosteróides pode induzir o aumento acentuado dos triglicerídeos no sangue, com plasma leitoso.
(< 1%)
Alterações dermatológicas – Eritema facial (face avermelhada), retardo na cicatrização, atrofia cutânea, sudorese excessiva (aumento do suor), urticária, edema angioneurótico e dermatite alérgica. Facilidade em ter hematoma, barba, acne na face, peito e costas e estrias avermelhadas nas coxas, nádegas e ombros.
Alterações neurológicas – Convulsões, aumento da pressão intracraniana com papiledema (pseudotumor cerebral) geralmente após tratamento; vertigem (tontura), cefaléia (dor de cabeça), atividade motora aumentada, alterações isquêmicas de nervos, alterações no eletroencefalograma e crises.
Alterações psiquiátricas – Euforia, depressão grave com manifestações psicóticas, alterações da personalidade, hiperirritabilidade, insônia e alterações do humor.
Alterações endócrinas – Irregularidades menstruais, desenvolvimento de estado Cushingóide, insuficiência adrenal ou hipofisária secundária, principalmente em casos de estresse (cirurgias, trauma ou doença) e supressão do crescimento fetal ou infantil.
Em alguns homens, o uso de corticosteróides resultou em aumento ou diminuição da motilidade e do número de espermatozóides.
Alterações gastrintestinais – Náusea, vômitos, perda do apetite (que pode resultar em perda de peso), diarréia ou prisão de ventre, distensão abdominal e irritação do estômago.
Alterações hidroeletrolíticas – Retenção de sódio (sal) e água, insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis, alcalose hipocalêmica (perda de potássio) e hipertensão.
Alterações osteoarticulares e osteomusculares – Miopatia (fraqueza muscular), perda de massa muscular, agravamento dos sintomas da miastenia gravis, osteoporose, necrose assética (morte das células) da cabeça do fêmur e do úmero, fratura patológica de ossos longos e vértebras e ruptura do tendão.
Alterações metabólicas – Balanço nitrogenado negativo devido ao catabolismo protéico.
Junto com os efeitos necessários para seu tratamento, os medicamentos podem causar efeitos não desejados. Apesar de nem todos estes efeitos colaterais ocorrerem, você deve procurar atendimento médico caso algum deles ocorra.