Contra-indicações primera

CONTRA- PRIMERA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRA- PRIMERA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRA- PRIMERA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os anticoncepcionais hormonais combinados orais (AHCOs) não devem ser utilizados na presença de quaisquer das condições relacionadas a seguir. Se alguma dessas condições aparecer pela primeira vez durante o uso do AHCO, o produto deve ser descontinuado imediatamente.

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres nas seguintes condições:
-Presença ou antecedentes de trombose venosa (trombose venosa profunda, embolia pulmonar).
-Presença ou antecedentes de trombose arterial (infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral) ou condições prodrômicas (por exemplo: crise isquêmica transitória, angina pectoris).
-Predisposição conhecida para tromboses venosas ou arteriais, tais como resistência à proteína C ativada (PCA), deficiência de antitrombina-III, deficiência de proteína C, deficiência de proteína S, hiperomocisteinemia e anticorpos antifosfolípides.
-Antecedentes de enxaqueca com sintomas neurológicos focais (ver item “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”).
-Diabetes melito com envolvimento vascular.
-A presença de fator (es) de risco grave(s) ou múltiplo(s) para trombose venosa ou arterial também pode constituir uma contraindicação (ver item “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”).
-Pancreatite ou antecedentes de pancreatite, se associada com hipertrigliceridemia grave.
-Presença ou antecedentes de distúrbios hepáticos graves, enquanto os resultados dos testes de função hepática não retornarem ao normal.
-Presença ou antecedentes de tumores hepáticos (benignos ou malignos).
-Conhecidos ou suspeitos tumores dependentes de esteroides sexuais (por exemplo: dos órgãos genitais ou das mamas).
-Sangramento vaginal sem diagnóstico.
-Hipersensibilidade a qualquer das substâncias ativas de PRIMERA (desogestrel+etinilestradiol) ou a quaisquer dos excipientes.

Gravidez
Este medicamento é contraindicado para uso durante a gravidez ou suspeita de gravidez.
PRIMERA (desogestrel+etinilestradiol) não é indicado durante a gravidez. Se ocorrer gravidez durante o tratamento com PRIMERA (desogestrel+etinilestradiol), a administração dos comprimidos deve ser interrompida. Entretanto, a maioria dos estudos epidemiológicos mostrou que não há aumento do risco de malformações nas crianças nascidas de mães que usaram AHCOs antes da gestação, nem efeitos teratogênicos quando o AHCO foi administrado inadvertidamente durante o início da gestação.