Posologia de primolut-nor

PRIMOLUT-NOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PRIMOLUT-NOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PRIMOLUT-NOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros com pequena quantidade de líquido. A eficácia de Primolut-Nor (acetato de noretisterona) pode ser reduzida em caso de
esquecimento da tomada de algum comprimido. No caso de esquecimento da tomada de comprimido a paciente deve tomar somente o último comprimido esquecido assim que se lembrar, e continuar a tomar os comprimidos no horário habitual.
Caso seja necessária a proteção contraceptiva, deverá ser usado um método contraceptivo não-hormonal (método de barreira).

Hemorragia disfuncional
A dose recomendada é de 15 mg/dia (um comprimido e meio por dia) durante 10 dias. Na maioria dos casos isso irá interromper o sangramento uterino não associado a lesões orgânicas dentro de 1 a 3 dias, entretanto, a administração de Primolut-Nor (acetato de noretisterona) deve ser mantida de forma regular, mesmo após o sangramento ter cessado, até o final do período de tratamento (10 dias). Aproximadamente 2 a 4 dias após a suspensão da medicação ocorrerá sangramento por privação que, em intensidade e duração, corresponde à menstruação normal.

– Sangramento leve durante o período de ingestão de Primolut-Nor (acetato de noretisterona)
Ocasionalmente pode ocorrer um sangramento leve após a cessação inicial do sangramento. Também nestes casos a ingestão de Primolut-Nor (acetato de noretisterona) não deve ser interrompida ou suspensa.

– Persistência da hemorragia, sangramento de escape intenso
Se o sangramento vaginal não cessar, apesar da ingestão regular de Primolut-Nor (acetato de noretisterona), deve-se considerar uma causa orgânica ou um fator extragenital (ex. pólipos, carcinoma situado na porção superior do colo uterino ou no endométrio, mioma, resíduo de abortamento, gravidez ectópica, ou distúrbios de coagulação) e adotar as medidas necessárias. Isto também é aplicado aos casos nos quais, após a parada inicial do sangramento, voltam a ocorrer sangramentos intensos durante o período de ingestão de Primolut-Nor (acetato de noretisterona).

– Profilaxia de recidivas
Para evitar as recidivas da hemorragia disfuncional em pacientes com ciclos anovulatórios, é recomendado administrar Primolut-Nor (acetato de noretisterona) profilaticamente: 5 mg/dia (meio comprimido por dia) ou 10 mg/dia (um comprimido por dia) do 16º ao 25º dia do ciclo (1º dia do ciclo = 1º dia do último sangramento). O sangramento por privação ocorrerá alguns dias após a administração do último comprimido de Primolut-Nor (acetato de noretisterona).

Amenorreia primária e secundária
Tratamento hormonal para amenorreia secundária pode ser iniciado apenas após exclusão da possibilidade de gravidez.
Antes de iniciar o tratamento para amenorreia primária ou secundária deve ser excluída a presença de tumor hipofisário produtor de prolactina. Não se pode descartar a possibilidade de que macroadenomas aumentem de tamanho quando expostos a altas doses de estrogênio por períodos prolongados.
A preparação do endométrio com um estrogênio deve ser realizada (por exemplo, por 14 dias) antes de iniciar o tratamento com Primolut-Nor (acetato de noretisterona). Em seguida, administrar Primolut-Nor (acetato de noretisterona) na dose recomendada de 5 mg/dia (meio comprimido por dia) ou 10 mg/dia (um comprimido por dia), durante 10 dias. O sangramento por privação ocorrerá alguns dias após a administração do último comprimido.
Em pacientes que apresentam produção suficiente de estrogênio endógeno, pode ser feita uma tentativa para suspender o tratamento estrogênico e induzir um padrão de sangramento cíclico, através da administração de um comprimido por dia de Primolut – Nor (acetato de noretisterona), do 16º ao 25º dia do ciclo.

Síndrome pré-menstrual, mastopatia
Sintomas pré-menstruais, como cefaleia, estados depressivos, retenção de líquido, sensação de tensão nas mamas podem ser aliviados com a administração de 5 mg/dia (meio comprimido por dia) até 15 mg/dia (um comprimido e meio por dia ), durante a fase lútea do ciclo.

Retardamento da menstruação
Com a administração de Primolut-Nor (acetato de noretisterona), a menstruação pode ser retardada.
Entretanto, o retardamento da menstruação deve ser restrito àqueles casos nos quais não existe qualquer possibilidade de ocorrência de gravidez no ciclo em questão.
A dose recomendada é de 10 mg/dia (um comprimido por dia) ou 15 mg/dia (um comprimido e meio por dia), durante no máximo 10 a 14 dias, iniciando o tratamento três dias antes da data prevista para a menstruação. O sangramento menstrual surge 2 a 3 dias após a suspensão da medicação.