Reações adversas propecia

PROPECIA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROPECIA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROPECIA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



PROPECIA® é geralmente bem tolerado. Os efeitos adversos, normalmente leves, geralmente não resultam na descontinuação da terapia. A finasterida para alopecia androgenética, foi avaliada quanto à segurança em estudos clínicos envolvendo mais de 3.200 homens. Em três desses estudos, com 12 meses de duração, controlados com placebo, duplo-cegos, multicêntricos, com protocolos comparáveis, o perfil de segurança global de PROPECIA® e do placebo foram similares. A descontinuação da terapia em função de efeito adverso clínico ocorreu em 1.7% dos 945 homens tratados com PROPECIA® e 2.1% dos 934 homens que receberam placebo. Nesses estudos, os seguintes efeitos adversos relacionados à droga foram relatados em > 1% dos homens tratados com PROPECIA® : diminuição da libido (PROPECIA®, 1.8% vs. placebo, 1.3%) e disfunção erétil (1.3%, 0.7%). Além disso, foi relatada diminuição do volume do ejaculado em 0.8% dos homens tratados com PROPECIA® e 0.4% dos homens que receberam placebo. Esses efeitos desapareceram nos homens que descontinuaram a terapia e em muitos que mantiveram a terapia. Em outro estudo, o efeito de PROPECIA® no volume do ejaculado foi avaliado e não foi diferente daquele observado com placebo.
A finasterida é utilizada também no tratamento de homens mais idosos com hiperplasia prostática benigna em doses 5 vezes superiores à recomendada para alopecia androgenética. Outros efeitos adversos relatados após a comercialização da concentração de 5 mg em homens com HPB são aumento do volume e da sensibilidade da mama; e reações de hipersensibilidade, incluindo edema labial e erupções cutâneas. Em estudos clínicos com PROPECIA®, a incidência desses eventos não foi diferente da observada no grupo placebo.