Reações adversas pulmicort

PULMICORT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PULMICORT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PULMICORT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Estudos clínicos, relatos de literatura e experiências pós-comercialização sugerem que as seguintes reações adversas podem ocorrer:

Reação comum (=> 1/100 e <1/10): irritação leve na garganta, candidíase na orofaringe, rouquidão, tosse.

Reação rara (=> 1/10.000 e <1/1.000): nervosismo, agitação, depressão, alterações comportamentais, reações de hipersensibilidade imediata ou tardia (incluindo exantema, dermatite de contato, urticária, angioedema, broncoespasmo e reação anafilática), equimose na pele.
Em raros casos, através de mecanismos desconhecidos, medicamentos por inalação podem causar broncoespasmo.
Em casos raros, sinais ou sintomas de efeitos glicocorticosteroides sistêmicos, incluindo hipofunção da glândula adrenal e redução da velocidade de crescimento, podem ocorrer com glicocorticosteroides inalatórios, dependendo provavelmente da dose, da duração do tratamento, da exposição prévia e concomitante a esteroides e da sensibilidade individual.
Pode ocorrer ainda osteoporose, glaucoma e catarata.
Irritação da pele da face ocorreu em alguns casos, quando o nebulizador foi usado com máscara facial. Para prevenir a irritação, deve-se lavar o rosto após o uso da máscara facial.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.