Indicações questran light

QUESTRAN LIGHT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de QUESTRAN LIGHT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com QUESTRAN LIGHT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. Redução dos níveis séricos de colesterol e prevenção da doença arterial coronariana (DAC).
QUESTRAN Light é indicado como terapia complementar à dieta para redução dos níveis séricos elevados de colesterol em pacientes com hipercolesterolemia do tipo IIa de Frederickson ou primária1 (teor elevado de lipoproteínas de baixa densidade).
QUESTRAN Light pode ser útil para reduzir o colesterol elevado que ocorre em pacientes com hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia combinadas, desde que a hipertrigliceridemia2,3 não seja o distúrbio mais importante.
Relata-se que a terapia a longo prazo com colestiramina pode provocar um leve aumento (10%) do nível de colesterol-HDL, que pode ser associado com a diminuição da progressão da aterosclerose4.
2.Redução do quadro pruriginoso5 associado à obstrução biliar parcial
Demonstra-se que o efeito de QUESTRAN Light sobre os níveis séricos de colesterol destes pacientes é variável. Portadores de cirrose biliar primária podem apresentar níveis elevados de colesterol como parte da doença.
3. Como coadjuvante da terapia de reidratação no quadro diarreico6 devido à má absorção de ácidos biliares, associada aos seguintes grupos etiológicos:
Diarreia resultante de doença e/ou ausência de íleo7,8.
Diarreia resultante de distúrbios funcionais (orgânicos ou cirúrgicos) ou de doenças infecciosas9,10.
4. Para desintoxicação de pacientes expostos ao CLORDECONE11 ou em casos de superdose de FEMPROCUMONA12
QUESTRAN Light liga-se a estas substâncias no intestino, interrompendo sua circulação êntero-hepática e diminuindo, consequentemente, seus níveis séricos.
1CID E78 Distúrbios do metabolismo de lipoproteínas e outras lipidemias
2CID E78.0 Hipercolesterolemia pura
3CID E78.2 Hiperlipidemia mista
4CID I25.1. Doença aterosclerótica do coração
5CID L 29 Prurido (associado a obstrução da vesícula biliar K82.0)
6 ICD K52.9 Gastroenterite e colite não-infecciosas, não especificadas7 CID K50 Doença de Crohn (enterite regional)
8CID K51 Colite ulcerativa
9CID K59 Outras doenças dos intestinos
10 ICD K59.1 Diarreia funcional11 CID T60.0 Efeito tóxico de inseticidas organofosforados e carbamatos
12 CID T45.5 Anticoagulantes