Posologia de salbutamol xarope

SALBUTAMOL XAROPE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SALBUTAMOL XAROPE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SALBUTAMOL XAROPE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Para alívio de broncoespasmos:
Adultos: 10 mL do xarope (4 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia, caso não seja obtida bronco dilatação adequada, cada dose pode ser gradualmente aumentada até 8 mg. Contudo, tem-se observado que alguns pacientes obtêm alívio adequado com 2 mg, 3 ou 4 vezes ao dia. Nos pacientes muito sensíveis a estimulantes β-adrenérgicos é aconselhável iniciar o tratamento com 2 mg, 3 ou 4 vezes ao dia.
Crianças de 2 a 6 anos: 2,5 mL a 5 mL do xarope; 3 ou 4 vezes ao dia.
Crianças de 6 a 12 anos: 5 mL do xarope; 3 ou 4 vezes ao dia.
Crianças acima de 12 anos: 5 mL a 10 mL do xarope; 3 ou 4 vezes ao dia.
Pacientes idosos: recomenda-se iniciar o tratamento com 5 mL do xarope, 3 ou 4 vezes ao dia.
Este medicamento deve ser administrado com o auxílio do copo-medida.
O aumento do uso de agonistas de receptores β2 pode significar um agravamento da asma. Sob estas condições, deve-se fazer uma reavaliação do plano de terapia do paciente e a terapia concomitante com glicocorticoides deve ser considerada. O salbutamol tem um tempo de duração de ação de 4 a 6 horas na maioria dos pacientes. Como podem ocorrer efeitos adversos associados a doses excessivas, a dose ou frequência da administração somente deve ser aumentada sob a supervisão médica.