Indicações selene

SELENE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SELENE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SELENE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tratamento das manifestações androgênicas da mulher, como por exemplo, acne, particulamente as formas acentuadas e aquelas acompanhadas de seborreia, inflamações ou nódulos (acne papulopustulosa, acne nódulocística), alopecia androgênica, casos leves de hirsutismo. Se o hirsutismo surgiu recentemente ou intensificou-se consideravelmente nos últimos tempos, é necessário que suas causas sejam esclarecidas.
Durante o tratamento com SELENE® diminui a secreção excessiva das glândulas sebáceas, um dos fatores determinantes da acne e da seborreia. Com isso consegue-se, geralmente após 3 – 4 meses, êxito no tratamento das lesões acneicas e impede-se a formação de outras novas. O excesso de gordura na pele e no cabelo geralmente desaparece antes. A queda de cabelo que frequentemente acompanha a seborreia também é diminuída.
SELENE® também está indicado no tratamento dos casos leves de hirsutismo, especialmente o facial leve. Nesta indicação a duração do tratamento é de vários meses.
O acetato de ciproterona, apesar do efeito antiandrógeno descrito, possui um marcante efeito progestogênico; por isto administrado isoladamente ocasiona distúrbios de ciclo menstrual que, todavia não ocorrem durante o tratamento com SELENE®, graças a associação do acetato de ciproterona com o etinilestradiol.
Durante o tratamento com o SELENE® é inibida a ovulação, impedindo- se assim uma possível gravidez. Portanto não é necessário o emprego simultâneo de contraceptivos hormonais ou de outro tipo.