Interações medicamentosas sifrol

SIFROL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SIFROL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SIFROL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Verifica-se no homem que o pramipexol apresenta baixos índices de ligação a proteínas plasmáticas (< 20%) e de biotransformação. Portanto, é improvável que ocorram interações com outros medicamentos que afetem a ligação com proteínas plasmáticas, ou seja, eliminados por biotransformação.
Medicamentos que inibem a secreção ativa dos túbulos renais de drogas de pH básico (catiônicas), tais como cimetidina, ou drogas que sejam eliminadas por meio da secreção ativa dos túbulos renais podem interagir com SIFROL, resultando na redução da depuração de um dos medicamentos ou de ambos. No caso de tratamento concomitante com essa classe de medicamentos (inclusive amantadina), deve-se ter cautela com os sinais de hiperestimulação dopaminérgica, tais como discinesia, agitação ou alucinações. Em tais casos, é necessária a redução da dose.
A selegilina e a levodopa não influenciam a farmacocinética do pramipexol. A extensão total da absorção ou eliminação da levodopa não é alterada pelo pramipexol. Ainda não se avaliou a interação com anticolinérgicos e amantadina.
Como os anticolinérgicos são eliminados principalmente através do metabolismo hepático, as interações farmacocinéticas droga-droga com pramipexol são, praticamente, improváveis. É possível uma interação com amantadina por terem a mesma via de excreção renal.
Durante o aumento da dose de SIFROL em pacientes com Doença de Parkinson, recomenda-se a diminuição da dose de levodopa e a manutenção da dose de outros medicamentos antiparkinsonianos.
Devido aos possíveis efeitos aditivos, recomenda-se cautela quando os pacientes estiverem tomando, juntamente com o SIFROL, qualquer outro medicamento sedativo ou álcool e medicamentos que aumentem os níveis plasmáticos de pramipexol (por exemplo, cimetidina).