Interações medicamentosas spidufen 600

SPIDUFEN 600 com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SPIDUFEN 600 têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SPIDUFEN 600 devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Dados de literatura indicam que o ibuprofeno pode inibir os efeitos do AAS em baixas doses sobre agregação das plaquetas, quando os medicamentos são administrados concomitantemente. Porém, as limitações desses dados e as incertezas sobre a extrapolação de dados in vivo para a situação clínica não permitem conclusões definitivas sobre o uso continuado de ibuprofeno, e não há efeitos clinicamente relevantes no uso ocasional de ibuprofeno.
Os AINEs podem reduzir o efeito da furosemida e de diuréticos tiazídicos, provavelmente pela retenção de sódio associada a inibição da prostaglandinasintetase a níveis renais e outros medicamentos contra hipertensão.
Corticosteroides: aumento do risco de ulceração ou hemorragia gastrointestinal.
Anticoagulantes: os AINEs podem aumentar os efeitos dos anticoagulantes, como a varfarina.
Agentes antiplaquetários e inibidores seletivos da re-captação de serotonina (ISRSs): aumento do risco de hemorragia gastrointestinal.
Spidufen® pode reduzir o efeito de anti-hipertensivos. Consequentemente, o uso concomitante de AINEs e inibidores de enzima conversora de angiotensina (ECA) ou agentes betabloqueadores pode estar associado com o risco de insuficiência renal aguda.
Foram relatados na literatura casos isolados de níveis plasmáticos elevados de digoxina, fenitoína e lítio como resultado da terapia combinada com ibuprofeno. Ibuprofeno (como outros AINEs) deve ser usado com cautela em combinação com o AAS ou outras drogas anti-inflamatórias não esteroides e corticosteroides sistêmicos: esse uso irá aumentar o risco de reações adversas à droga, no trato gastrointestinal.
Ibuprofeno pode elevar os níveis de metotrexato no plasma.
O tratamento concomitante com zidovudina e ibuprofeno pode aumentar o risco de hemartroses e hematomas em pacientes hemofílicos HIV(+).
O uso concomitante de ibuprofeno e tacrolimus pode aumentar o risco de nefrotoxicidade devido a redução da síntese renal de prostaglandinas.
Ibuprofeno eleva o efeito hipoglicêmico de agentes hipoglicemiantes orais e da insulina. Pode ser necessário um ajuste da dose.

Interações com exames laboratoriais
O uso de Spidufen® pode interagir com a realização de exames laboratoriais em:
– Prolongação no tempo de sangramento até 1 dia após a descontinuação do tratamento,
– Redução na concentração de glicose no soro;
– Redução no clearance de creatinina;
– Redução no hematócrito ou hemoglobina;
– Aumento na ureia, concentração de creatinina no soro e potássio sérico;
– Prova de função hepática (pode haver elevação das transaminases).
A administração concomitante de ibuprofeno com baixa dose de ácido acetilsalicílico pode prejudicar a inibição de COX-1 e a agregação das plaquetas pela baixa dose de AAS.

Interações com alimentos
Recomenda-se tomar os envelopes de granulado de Spidufen® 400 e 600 mg juntamente com água ou outro líquido. Podem ser tomados sozinhos ou com alimentos. Em geral, recomenda-se tomá-lo durante as refeições ou imediatamente após ter ingerido algum alimento, para reduzir a possibilidade de ocorrências de distúrbios gástricos.