Interações medicamentosas stavigile

STAVIGILE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de STAVIGILE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com STAVIGILE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Fármacos ativos no SNC
-metilfenidato: em estudo realizado com voluntários sadios com coadministração de doses únicas de modafinila (200 mg) e metilfenidato (40 mg), não foram observadas alterações significativas na farmacocinética de qualquer um dos fármacos. Entretanto, a absorção da modafinila pode ser retardada em cerca de uma hora quando da coadministração com metilfenidato.

-dextroanfetamina: em estudo realizado com voluntários sadios com a coadministração de doses únicas de modafinila (200 mg) e dextroanfetamina (10 mg), não foram observadas alterações significativas na farmacocinética de qualquer um dos fármacos. No entanto, a absorção da modafinila pode ser retardada em cerca de uma hora quando da coadministração com a dextroanfetamina.

-triazolam: o uso concomitante pode levar à perda da eficácia do triazolam pelo aumento do seu metabolismo devido à indução das enzimas do citocromo P450 3A4 pela modafinila. É recomendada a monitoração da resposta do paciente ao triazolam quando a modafinila for iniciada, podendo a dosagem de triazolam ser ajustada para a manutenção de sua eficácia.

-Inibidores da monoaminoxidase (IMAOs): não foram realizados estudos da interação com IMAOs, sendo recomendada cautela na administração concomitante desse fármaco com a modafinila.

Outros
-Anticoagulantes: é recomendado o monitoramento do tempo da protrombina durante os primeiros meses de coadministração da modafinila e varfarina (substrato da CYP2C9) e sempre que a dosagem de modafinila for alterada.

-Contraceptivos (incluindo desogestrel, etinilestradiol, etinodiol, etonogestrel, levonorgestrel, mestranol, noretindrona, norgestimato, norgestrel): o uso simultâneo pode levar à redução da biodisponibilidade e eficácia contraceptiva, provavelmente pela indução do CYP3A4, responsável pelo metabolismo dos contraceptivos. As pacientes que utilizam tratamento concomitante de modafinila e contraceptivos devem ser advertidas a utilizar um método contraceptivo alternativo não hormonal para controle da natalidade. As pacientes devem ser monitoradas quanto aos sinais de sangramento e/ou gravidez. A eficácia dos contraceptivos esteroides (incluindo contraceptivos injetáveis de depósito ou implantados) pode ser reduzida quando utilizados concomitantemente com a modafinila e também um mês após a descontinuação da terapia. São recomendados métodos alternativos ou concomitantes de contracepção para as pacientes em terapia com a modafinila e ainda durante um mês após sua descontinuação.

-ciclosporina: o uso concomitante pode resultar na redução da eficácia da ciclosporina, provavelmente pela indução do sistema citocromo CYP3A4 pela modafinila. Foi recebido um relato de redução de 50% na concentração da ciclosporina observada quando do início do tratamento com a modafinila.

-Interações potenciais com fármacos inibidores, indutores ou que são metabolizados pelas isoenzimas do citocromo P450 e outras enzimas hepáticas: estudos in vitro realizados com culturas de hepatócitos humanos primários demonstraram que a modafinila induziu levemente CYP1A2, CYP2B6 e CYP3A4, de maneira dose- dependente. Apesar de os resultados de indução não serem necessariamente preditivos in vitro, é recomendada cautela quando da coadministração da modafinila com fármacos que dependam dessas três enzimas para seus clearances, pois especificamente resultam em níveis sanguíneos mais baixos desses fármacos. A exposição de hepatócitos humanos à modafinila in vitro produziu supressão dose-relacionada aparente da expressão da atividade do CYP2C9, sugerindo que haja potencial para a interação metabólica entre a modafinila e os substratos dessa enzima (como varfarina e fenitoína). Em estudo clínico subsequente com voluntários sadios, o tratamento crônico com a modafinila não demonstrou efeito significante na farmacocinética de dose única da varfarina quando comparada ao grupo placebo.

-diazepam: a coadministração pode resultar na elevação das concentrações plasmáticas do diazepam, pela sua eliminação prolongada, devido à inibição reversível do citocromo P450 2C19 pela modafinila. Os pacientes devem ser monitorados quanto aos efeitos adversos pelo aumento da ação do benzodiazepínico, como confusão, sedação excessiva e depressão respiratória, e as dosagens de diazepam podem ser reduzidas para limitar a toxicidade.

-propranolol: o uso simultâneo pode levar ao aumento das concentrações plasmáticas do propranolol pela inibição reversível do citocromo P450 2C19 pela modafinila. É recomendada a monitoração cuidadosa do ritmo cardíaco e da pressão sanguínea. Se houver desenvolvimento de bradicardia ou hipotensão grave, as dosagens de propranolol deverão ser reduzidas.

-fenitoína: o uso concomitante pode resultar no aumento das concentrações plasmáticas da fenitoína devido à inibição reversível do citocromo P450 2C19 pela modafinila. Os pacientes devem ser observados para a evidência da toxicidade da fenitoína, e seus níveis séricos devem ser monitorados periodicamente.

-Antidepressivos tricíclicos: o CYP2C19 também é uma rota auxiliar para o metabolismo de certos antidepressivos tricíclicos (desipramina, clomipramina) que são primariamente metabolizados pelo CYP2D6. Nos pacientes com deficiência de CYP2D6 tratados com tricíclicos (aqueles que são maus metabolizadores da debrisoquina, 7%-10% da população caucasiana, similar ou menor em outras populações), o metabolismo pelo CYP2C19 pode estar substancialmente aumentado. A modafinila pode causar elevação nos níveis dos tricíclicos nesse subconjunto de pacientes. Os médicos devem estar cientes de que a redução na dosagem dos agentes tricíclicos pode ser necessária nesses pacientes.

-clomipramina: o uso simultâneo pode resultar no aumento dos níveis plasmáticos de clomipramina e desmetilclomipramina, sendo recomendados a monitoração dos sinais e sintomas de intoxicação tricíclica e o acompanhamento estrito de aumento das enzimas hepáticas.

-desipramina: quando usados ao mesmo tempo, pode resultar no aumento dos níveis plasmáticos da desipramina, provavelmente pela inibição reversível do citocromo P450 2C19 (via metabólica auxiliar para a desipramina) pela modafinila. A desipramina é principalmente metabolizada via CYP2D6, mas, em pacientes com deficiência dessa isoenzima, uma quantidade maior do fármaco é metabolizada pelo citocromo CYP2C19. Pode ser necessária a redução da dose da desipramina. Além disso, a coadministração da modafinila com indutores potentes da CYP3A4 (carbamazepina, fenobarbital).

-carbamazepina: o uso simultâneo pode resultar na redução da eficácia da modafinila, pois fármacos como a carbamazepina são indutores potenciais da CYP3A4, responsável pela metabolização parcial da modafinila. É recomendada a monitoração da resposta do paciente à terapia com a modafinila se a carbamazepina for iniciada.

-fenobarbital: a coadministração pode resultar na redução da eficácia da modafinila, devido à indução do citocromo P450 3A4 pelo fenobarbital. É recomendada a monitoração da resposta do paciente à terapia com modafinila se o fenobarbital for iniciado.

-rifampicina: o uso concomitante pode resultar na redução da eficácia da modafinila, provavelmente, pela indução do citocromo P450 3A4 pela rifampicina. É recomendada a monitoração da resposta do paciente à terapia com a modafinila se a rifampicina for iniciada.

-itraconazol e cetoconazol: a simultaneidade desses fármacos pode resultar no aumento da exposição à modafinila devido à inibição do citocromo P450 3A4, levando ao aumento das concentrações plasmáticas da modafinila, que é metabolizada parcialmente pela isoenzima CYP3A4. É recomendada a monitoração do paciente quanto ao aumento dos efeitos adversos da modafinila.