Reações adversas suladrin

SULADRIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SULADRIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SULADRIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reação muito comum (> 1/10): diarréia e febre. Reações alérgicas na pele podem incluir exantema, prurido, reações de fotosenssibilidade, dermatite esfoliativa e eritema nodoso.
Cristalúria é muito comum devido à baixa solubilidade da sulfadiazina e seus derivados na urina. O risco de cristalúria pode ser reduzido dando fluídos para manter uma alta excreção urinária. Se necessário, pode-se fazer a alcalinização da urina com bicarbonato de sódio para aumentar a solubilidade e ajudar a eliminação da sulfadiazina.
Há casos relatados de cristalúria e falência renal associado com o uso de sulfadiazina em pacientes com AIDS, incluindo a sugestão de que estes pacientes podem ser particularmente propensos a toxicidade renal induzida por sulfadiazina.
Reação comum (> 1/100 e < 1/10): náusea, vômitos e anorexia.
Reação rara (> 1/10.000 e < 1/1000): lupus eritomatoso sistêmico, particularmente a exacerbação da doença pré-existente.
Reações alérgicas severas, potencialmente fatais, incluindo necrose epidérmica tóxica e síndrome de Stevens-Johnson podem ocorrer em pacientes tratados com sulfadiazina.
Desordens sangüíneas podem ocorrer ocasionalmente durante o tratamento com sulfadiazina e inclui agranulocitose, anemia aplástica, trombocitopenia, leucopenia, hipoprotombinemia e eosinofilia. Muitos desses efeitos no sangue podem ser resultados de reações alérgicas.
Outros efeitos adversos incluem uma síndrome que lembra a doença do soro, necrose hepática, hepatomegalia e icterícia, miocardite, eosinofilia pulmonar e alveolite fibrosante, e vasculite incluindo poliarterite nodosa.
Outros efeitos adversos relatados após a ingestão de sulfadiazina incluem hipoglicemia, hipotireoidismo, reações neurológicas incluindo meningite asséptica, ataxia, hipertensão intracraneal benigna, convulsões, tonturas, sonolência, fadiga, dor de cabeça, insônia, depressão mental, neuropatias periféricas ou ópticas, psicoses, zumbido, vertigem e pancreatite.
Reação muito rara (< 1/10.000): como com outros antimicrobianos, a sulfadiazina pode causar alterações na flora intestinal. Por isso, existe a possiblidade, embora remota, que colite pseudomembranosa ocorra.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Santitária Estadual ou Municipal.