Feed

Já é assinante?

Entrar

Posologia de Tamiflu

Tamiflu® cápsulas deve ser administrado por via oral e pode ser administrado com ou sem alimento. Porém, a administração com alimento pode aumentar a tolerabilidade em alguns pacientes.
O tratamento deve ser iniciado nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.

Posologia Dosagem padrão
Tratamento da gripe
O tratamento deve ser iniciado dentro do primeiro ou segundo dia do aparecimento dos sintomas de gripe.

Adultos e adolescentes
A dose oral recomendada de Tamiflu® a adultos e adolescentes, com 13 anos de idade ou mais é de 75 mg, duas vezes ao dia, por cinco dias.

Crianças entre 1 e 12 anos de idade
Dose recomendada de Tamiflu® a crianças com idade entre 1 e 12 anos:

PESO CORPORAL

TRATAMENTO POR CINCO DIAS

≤ 15 kg

30 mg, duas vezes ao dia

> 15 a 23 kg

45 mg, duas vezes ao dia

> 23 a 40 kg

60 mg, duas vezes ao dia

> 40 kg

75 mg*, duas vezes ao dia

 



*Crianças com peso superior a 40 kg devem receber d ose adulto; se conseguem ingerir cápsulas podem receber tratamento com cápsulas de 75 mg, duas vezes ao dia, ou uma cápsula de 30 mg e uma de 45 mg, concomitantemente, duas vezes ao dia, por cinco dias.

Profilaxia da gripe
Adultos e adolescentes
A dose oral recomendada de Tamiflu® para a profilaxia da gripe após contato próximo com um indivíduo infectado, é de 75 mg, uma vez ao dia, durante 10 dias. A terapia deve ser iniciada dentro de até dois dias após a exposição. A dose recomendada para profilaxia em caso de surto comunitário de gripe é de 75 mg, uma vez ao dia. A segurança e a eficácia foram demonstradas por até seis semanas de uso contínuo. A proteção é mantida enquanto se continua a administração da medicação.

Crianças entre 1 e 12 anos de idade
Dose profilática recomendada deTamiflu® a crianças com idade entre 1 e 12 anos:

PESO CORPORAL

TRATAMENTO POR DEZ DIAS

≤ 15 kg

30 mg, duas vezes ao dia

> 15 a 23 kg

45 mg, duas vezes ao dia

> 23 a 40 kg

60 mg, duas vezes ao dia

> 40 kg

75 mg*, duas vezes ao dia

 



*Ou por tempo prolongado de acordo com orientação médica.
**Crianças com peso superior a 40 kg devem receber dose de adulto, se conseguem ingerir cápsulas, podem receber tratamento profilático com cápsulas de 75 g,m uma vez ao dia, ou uma cápsula de 30 mg e uma de45 mg, concomitantemente, uma vez ao dia, por 10 dias.

Seguir as instruções abaixo a fim de garantir a cor reta dosagem, utilizando cápsulas de 30, 45 ou 75 mg:
Adultos, adolescentes ou crianças que não conseguem ingerir cápsulas podem receber doses apropriadas de Tamiflu® abrindo as cápsulas e transferindo todo o conteúdo para uma pequena quantidade (no máximo 1 colher de chá) de alimentos adocicados, tais como calda de chocolate, mel (apenas para crianças com 2 anos de idade ou mais velhas), açúcar mascavo ou refinado dissolvido em água, cobertura de sobremesa, leite condensado, calda de frutas ou iogurte, para mascarar o sabor amargo (veja as instruções de preparo abaixo).

1. Determine o número de cápsulas necessárias para reparo da mistura.

PESO
CORPORAL*

QUANTIDADE DE CÁPSULAS
NECESSÁRIAS PARA OBTER A
DOSE RECOMENDADA PARA O
TRATAMENTO

QUANTIDADE DE CÁPSULAS
NECESSÁRIAS PARA OBTER A
DOSE RECOMENDADA PARA
PROFILAXIA

≤ 15 Kg1 cápsula de 30 mg, duas vezes ao dia1 cápsula de 30 mg, uma vez ao dia
> 15 a 23 Kg1 cápsula de 45 mg, duas vezes ao dia1 cápsula de 45 mg, uma vez ao dia
> 23 a 40 Kg2 cápsulas de 30 mg, duas vezes ao dia2 cápsulas de 30 mg, uma vez ao dia
> 40 Kg1 cápsula de 75 mg, duas vezes ao dia1 cápsula de 75 mg, uma vez ao dia

 

 



2. Verifique se você está usando a dose correta de acordo com a tabela acima. Pegue a cápsula sobre um recipiente e cuidadosamente abra a cápsula e verta todo o conteúdo no recipiente.

3. Adicione uma pequena quantidade de alimento adocicado apropriado (máximo 1 colher de chá),à mistura, a fim de mascarar o gosto amargo, e misture bem.

4.Agite essa mistura e administre todo o conteúdo para o paciente. Essa mistura deve ser administrada imediatamente após o preparo.
Repita esse procedimento para cada dose que será administrada.

Instruções especiais de dosagem
Pacientes com insuficiência renal
Tratamento da gripe: não são necessários ajustes de dose para pacientes com clearance de creatinina superior a 60 mL/min. Em pacientes com clearance de creatinina de >30-60 mL/min, é recomendado que a dose seja reduzida para 30 mg de Tamiflu® duas vezes ao dia durante 5 dias. Para pacientes com clearance de creatinina entre 10 e 30 mL/min, recomenda-se que a dose seja reduzida para uma cápsula de 30 mg de Tamiflu® , uma vez ao dia, durante cinco dias, ou, para crianças, doses de acordo com o peso corporal, uma vez por dia, durante cinco dias. Em pacientes submetidos à hemodiálise, uma dose inicial de 30 mg de Tamiflu® pode ser administrada antes do início da diálise se os sintomas de gripe aparecerem dentro de 48 horas entre as sessões de diálise. Para manter a concentração plasmática me níveis terapêuticos, a dose de 30 mg deve ser administrada após cada sessão de hemodiálise. Para diálise peritoneal a dose de 30 mg de Tamiflu administrada antes do início da diálise seguida de doses de 30 mg adicionais administrada a cada 5 dias é recomendada para tratamento. (vide item “3. Características Farmacológicas - Farmacocinética situações clínicas especiais”).
A farmacocinética do oseltamivir não foi estudada em pacientes com doença renal terminal (isto é, clearance de creatinina inferior a 10 mL/min) não submetidos a diálise. Desta forma, não é possível recomendar dose para esse grupo de pacientes.

Profilaxia da gripe: não são necessários ajustes de doses para pacientes com clearance de creatinina superior a 60 mL/min. Em pacientes com clearance de creatinina de >30-60 mL/min, é recomendado que a dose seja reduzida para 30 mg de Tamiflu® uma vez ao dia. Para pacientes com clearance de creatinina entre 10 e 30 mL/min recebendo Tamiflu® ,recomenda-se que a dose seja reduzida para uma cápsula de 30 mg de Tamiflu® em dias alternados, por tempo a critério médico, ou para crianças, doses de acordo com o peso corporal , em dias alternados, por tempo a critério médico. Em pacientes submetidos à hemodiálise, uma dose inicial de 30 mg de Tamiflu pode ser administrada antes do início da diálise. Para manter a concentração plasmática em níveis terapêuticos a dose de 30 mg deve ser administrada após cada sessão alternada de hemodiálise. Para diálise peritoneal uma dose inicial de 30 de Tamiflu® administrada antes do início da diálise e seguidade doses de 30 mg adicionais administradas a cada 7 dias é recomendada para profilaxia. (vide item “3. Características Farmacológicas - Farmacocinética situações clínicas especiais”).
A farmacocinética do oseltamivir não foi estudada em pacientes com doença renal terminal (isto é, clearance de creatinina inferior a 10 mL/min) não submetidos a diálise. Desta forma, não é possível recomendar dose para esse grupo de pacientes.
Os dados clínicos disponíveis em pacientes pediátricos com comprometimento renal são insuficientes para recomendar dose para este grupo.

Pacientes com insuficiência hepática
Não é necessário ajuste de dose para pacientes que tenham disfunção hepática leve a moderada e que estejam em tratamento ou profilaxia para influenza. A segurança e a farmacocinética em pacientes com disfunção hepática grave não foram estudadas.

Idosos
Não é necessário ajuste de dose para pacientes idosos, tanto para o tratamento quanto para a profilaxia da gripe.

Crianças
A segurança e a eficácia de Tamiflu® em crianças abaixo de 1 ano de idade ainda não fora m estabelecidas e, portanto, este medicamento não deve ser utilizado p ara essa faixa etária.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal