Gravidez tamoxifeno

TAMOXIFENO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TAMOXIFENO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TAMOXIFENO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Gravidez e lactação
Foi relatado um pequeno número de abortos espontâneos, defeitos de nascença e morte fetal após o uso de citrato de tamoxifeno, apesar de nenhuma relação causal ter sido estabelecida.
As pacientes devem ser advertidas para não engravidarem durante o tratamento com citrato de tamoxifeno e devem fazer uso de métodos contraceptivos de barreira ou outros não-hormonais, no caso de serem sexualmente ativas. As pacientes em período pré-menopausal devem ser cuidadosamente examinadas antes do tratamento, para excluir a gravidez. As mulheres devem ser informadas dos riscos potenciais para o feto caso elas engravidem durante o tratamento com citrato de tamoxifeno ou dentro de 2 meses após o término da terapia.
Não se sabe se o citrato de tamoxifeno é excretado no leite materno e, por esta razão, a droga não é recomendada durante a lactação. A decisão entre suspender a amamentação ou descontinuar o citrato de tamoxifeno deve levar em consideração a importância da droga para a mãe.