Interações medicamentosas tapazol

TAPAZOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TAPAZOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TAPAZOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Anticoagulantes (orais) – A atividade de anticoagulantes pode ser potencializada pela atividade anti-vitamina K atribuída ao tiamazol.

Agentes bloqueadores beta-adrenérgicos – Hipertiroidismo pode causar um aumento no clearance dos beta-bloqueadores com uma alta razão de extração. Uma redução na dose dos bloqueadores beta-adrenérgicos pode ser necessária quando um paciente hipertiroideo torna-se eutiroideo.
Glicosídeos digitálicos – Os níveis séricos de digitálicos podem ser aumentados quando pacientes hipertiroideos num regime estável de glicosídeos digitálicos tornam-se eutiroideos; uma dosagem menor de glicosídeos digitálicos pode ser requerida.
Teofilina – O clearance de teofilina pode diminuir quando pacientes hipertiroideos num regime estável de teofilina tornam-se eutiroideos; uma dose menor de teofilina pode ser necessária.
Interferência em exames laboratoriais: Agentes antitiroideanos podem diminuir a recaptação de I123, I131 e pertecnetato pela tiróide; a retirada do agente antitiroideano 5 ou mais dias antes dos testes de captação de iodo radioativo é necessária para prevenir interferência.

As concentrações séricas de alanina aminotransferase, fosfatase alcalina, aspartato aminotransferase, bilirrubina e lactato desidrogenase e o tempo de protrombina podem estar diminuídos, podendo indicar hepatotoxicidade ou estar associado com esplenomegalia.