Reações adversas tefin

TEFIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TEFIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TEFIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ao classificar a frequência das reações, utilizamos os seguintes parâmetros:

•Reação muito comum (>1/10).
•Reação comum (>1/100 e <1/10).
•Reação incomum (>1/1.000 e <1/100).
•Reação rara (>1/10.000 e <1/1.000).
•Reação muito rara (<1/10.000).
Reações Incomuns: Em um estudo clínico controlado, 9 dos 815 pacientes (aproximadamente 1%)
tratados com butenafina creme apresentaram eventos adversos relacionados à pele. Estes incluíram queimação/formigamento, prurido ou piora do quadro clínico. Nenhum paciente tratado com butenafina creme interrompeu o tratamento por causa de um evento adverso. Nos pacientes tratados com placebo, dois de 718 pacientes interromperam por causa de eventos adversos no local do tratamento, um dos quais foi queimação/for migamento grave e prurido no sítio da aplicação.

Reações Comuns: Em estudos clínicos não controlados, as reações adversas mais frequentemente relatadas em pacientes tratados com butenafinacre me foram: dermatite de contato, eritema, irritação e prurido, cada um ocorrendo em menos de 2% dos pacientes.
Em testes de provocação em mais de 200 indivíduos, não houve nenhuma evidência de sensibilização alérgica de contato tanto com butenafina creme quanto com o placebo.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.