Contra-indicações tenadren

CONTRA- TENADREN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRA- TENADREN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRA- TENADREN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tenadren® é contraindicado em pacientes com:
Choque cardiogênico;
Bradicardia sinusal;
Bloqueio atrioventricular maior que primeiro grau (o bloqueio beta-adrenérgico pode impedir a facilitação da condução induzida pela atividade simpática);
Asma brônquica;
Insuficiência cardíaca congestiva (vide Precauções), a menos que a insuficiência seja subsequente a uma taquiarritmia tratável com propranolol;
Anúria;
Hipersensibilidade à hidroclorotiazida ou a outras drogas derivadas da sulfonamida.
“Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.”

USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO
Uso pediátrico: A eficácia e segurança de Tenadren® em crianças não foram estabelecidas.
Uso durante a gravidez: Estudos em animais demonstraram que o propranolol pode ser embriotóxico em doses 10 vezes maiores que a dose máxima recomendada em humanos. As tiazidas atravessam a barreira placentária e podem ser detectadas no cordão umbilical. Uma vez que não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas, Tenadren® não deve ser usado durante a gravidez, a menos que os benefícios esperados para a paciente superem os riscos potenciais para o feto, segundo critério médico. Estes riscos incluem icterícia fetal ou neonatal, trombocitopenia, e possivelmente outras reações adversas, as quais têm ocorrido em adultos.

Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Uso durante a lactação: As tiazidas e o propranolol são excretados no leite materno. Caso o uso de Tenadren® seja considerado essencial, a paciente deve interromper a amamentação.