Reações adversas tensaliv

TENSALIV com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TENSALIV têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TENSALIV devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tensaliv é bem tolerado. Em estudos clínicos placebo-controlados envolvendo pacientes com hipertensão ou angina, os efeitos colaterais mais comum entre observados foram:
Classificação por Sistema Orgânico (MedDRA)

Efeitos Indesejáveis:
Sistema Nervoso: dores de cabeça, tontura, sonolência
Cardíaco: palpitações, vascular rubo
Gastrintestinal: dor abdominal, náusea
Geral: edema, fadiga

Os eventos raramente relatados foram às reações alérgicas, incluindo prurido, rash, angioedema e eritema multiforme.
Foram raramente relatados casos de hepatite, icterícia e elevações da enzima hepática (a maioria compatível com colestase). Alguns casos graves requerendo hospitalização foram relatados em associação ao uso do anlodipino.
Em muitos casos, a relação de causalidade é incerta.
Assim como com outros bloqueadores do canal de cálcio, os seguintes eventos adversos foram raramente relatados e não podem ser distinguidos da história natural da doença de base: infarto do miocárdio, arritmia (incluindo bradicardia, taquicardia ventricular e fibrilação atrial) e dor torácica.

Em casos de eventos adversos, notifique ao sistema de Notificação em Vigilância Sanitária NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.html ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.