Reações adversas terra-cortril

TERRA-CORTRIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TERRA-CORTRIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TERRA-CORTRIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A hidrocortisona e a oxitetraciclina são bem toleradas pelos tecidos epiteliais e podem ser utilizadas topicamente com mínimos efeitos adversos. Reações alérgicas, incluindo dermatite de contato, podem ocorrer, mas são raras. As reações adversas que ocorrem com maior frequência na presença de ingredientes anti-infecciosos são sensibilizações alérgicas.
Infecções secundárias: o desenvolvimento de infecções bacterianas ou fúngicas secundárias tem ocorrido após o uso de associações contendo esteroides e agentes antimicrobianos.
Como a hidrocortisona é um esteroide tópico não halogenado, o risco de reações adversas sistêmicas é mínimo e os riscos de reações adversas tópicas não são esperados após terapias de curta duração.
As seguintes reações locais foram relatadas com o uso de corticosteroides tópicos, especialmente sob curativos oclusivos: ardor, prurido, irritação, ressecamento, maceração da pele, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato alérgica, infecção secundária, atrofia cutânea, estrias, miliária.
O uso de Terra-Cortril® pomada deve ser descontinuado caso quaisquer destas reações ocorram.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.