Feed

Já é assinante?

Entrar

Uso na gravidez de Terramicina

Uso Durante a Gravidez
A oxitetraciclina não foi estudada em pacientes grávidas. Terramicina® não deve ser utilizada em mulheres grávidas exceto se no julgamento do médico o potencial benefício superar o risco.
Os resultados de estudos em animais com antibióticos da família das tetraciclinas indicam que as tetraciclinas atravessam a placenta, são encontradas nos tecidos fetais, e podem ter efeitos tóxicos no desenvolvimento do feto (comumente relacionados a retardo no desenvolvimento do esqueleto). Detectou-se evidência de embriotoxicidade em animais tratados com tetraciclinas no início da gravidez.
Tem sido relatada, em estudos de base populacional e revisões retrospectivas, uma possível associação entre o uso de tetraciclina oral durante a gravidez com: fissura labial (com ou sem fissura palatal), defeitos do tubo neural e defeitos cardiovasculares.

Terramicina® está classificada na categoria D de risco de gravidez. Portanto, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Uso Durante a Lactação
As tetraciclinas são excretadas no leite materno. Devido ao seu potencial de causar reações adversas graves em lactentes, a oxitetraciclina somente deve ser utilizada quando na opinião do médico, os benefícios potenciais superarem os riscos potenciais.
Todas as tetraciclinas, incluindo a oxitetraciclina, formam um complexo estável com cálcio em qualquer tecido ósseo em formação. Uma redução na taxa de crescimento da fíbula foi observada em recém-nascidos prematuros tratados com tetraciclina oral em doses de 25 mg/kg a cada 6 horas. Esta reação mostrou ser reversível quando o medicamento foi descontinuado.

Uso em Recém-Nascidos, Lactentes e Crianças
O uso de fármacos da classe das tetraciclinas, incluindo a oxitetraciclina durante o desenvolvimento dos dentes (metade final da gravidez, lactação e até os 8 anos de idade) pode provocar descoloração permanente dos dentes (amarelo-cinza-marrom). Esta reação adversa é mais comum com o uso prolongado desses fármacos, mas também foi observada depois de repetidos tratamentos de curta duração. Hipoplasia do esmalte dos dentes também foi relatada (vide item 9. Reações Adversas). Portanto, a oxitetraciclina não deve ser utilizada neste grupo etário, a não ser que outros medicamentos não se mostrem eficazes, ou seja, contraindicados.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal