Interações medicamentosas terramicina

TERRAMICINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TERRAMICINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TERRAMICINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em virtude das tetraciclinas demonstrarem deprimir a atividade plasmática da protrombina, pacientes que estiverem em tratamento com anticoagulantes podem necessitar de redução na dose dos mesmos.
Uma vez que os antibióticos bacteriostáticos podem interferir com a ação bactericida da penicilina, aconselha- se evitar o uso concomitante de tetraciclinas e penicilinas.
Foi relatado que o uso concomitante de tetraciclinas e metoxiflurano pode resultar em toxicidade renal fatal. A absorção das tetraciclinas é prejudicada por compostos contendo bismuto, antiácidos contendo alumínio, cálcio ou magnésio, ou outros medicamentos contendo esses cátions e preparações contendo ferro.
O uso concomitante de tetraciclina e contraceptivos orais pode resultar em uma menor eficácia do contraceptivo oral.
Os alimentos e alguns laticínios também interferem na absorção. Assim, as formas orais de oxitetraciclina devem ser administradas 1 hora antes ou 2 horas após as refeições (vide item 8. Posologia e Modo de Usar). Interações com Testes Laboratoriais: Podem ocorrer falsas elevações nos níveis da catecolamina urinária devido à interferência com teste de fluorescência.