Posologia de timolol

TIMOLOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TIMOLOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TIMOLOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dose inicial usual é uma gota de solução a 0,50% no(s) olho(s) afetado(s) uma vez ao dia. Se a resposta clínica não for adequada, a posologia pode ser modificada para uma gota da solução a 0,50% no(s) olho(s) afetado(s), duas vezes ao dia.
Se necessário, pode ser instituída terapia concomitante com mióticos, epinefrina e, por via sistêmica, inibidores da anidrase carbônica, em associação com o maleato de timolol.
Como em alguns pacientes, a resposta da redução pressórica do maleato de timolol pode requerer algumas semanas para se estabilizar, a avaliação deverá incluir determinação da pressão intra-ocular após aproximadamente 4 semanas de tratamento com o maleato de timolol.
Se a pressão intra-ocular for mantida em níveis considerados satisfatórios pelo médico responsável pelo tratamento, muitos pacientes podem ser colocados na terapia com a posologia de uma gota uma vez ao dia.
Como transferir pacientes em outras terapias:
Quando um paciente for transferido de outro agente b-bloqueador oftálmico tópico, este agente deve ser interrompido após a dose diária e o tratamento com maleato de timolol deve ser iniciado no dia seguinte com 1 gota da solução a 0,50% no(s) olho(s) afetado(s) uma vez ao dia. A dose pode ser aumentada para uma gota da solução a 0,50%, duas vezes ao dia, se a resposta clínica não for considerada adequada pelo médico responsável.
Quando o paciente é transferido de um único agente antiglaucomatoso que não seja b-bloqueador, deve-se continuar com o agente que já está sendo usado e acrescentar uma gota da solução a 0,50% em cada olho afetado, uma vez ao dia. No dia seguinte, interromper completamente o agente antiglaucomatoso previamente em uso e continuar com o maleato de timolol. Se for necessária uma posologia maior de maleato de timolol, aumentar a dose para 1 gota da solução a 0,50% em cada olho afetado, duas vezes ao dia.
Uso em crianças: A dose inicial é de uma gota da solução a 0,25% no(s) olho(s) afetado(s) a cada 12 horas em adição a outra medicação antiglaucomatosa a critério do médico responsável. A posologia pode ser aumentada para uma gota da solução a 0,50% no(s) olho(s) afetado(s) a cada 12 horas, se necessário. O uso de maleato de timolol não é recomendado para prematuros ou recém-nascidos.