Gravidez topiramato

TOPIRAMATO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TOPIRAMATO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TOPIRAMATO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Assim como outros medicamentos antiepilépticos, o topiramato apresentou teratogenicidade em camundongos, ratos e coelhos. Em ratos, o topiramato atravessou a barreira placentária.
Não foram realizados estudos com topiramato em gestantes. Entretanto, topiramato poderá ser utilizado durante a gravidez somente se o benefício esperado superar o risco potencial para o feto.
O topiramato é eliminado no leite de ratas. A excreção do topiramato no leite humano não foi avaliada em estudos controlados. A observação em um número limitado de pacientes sugere uma excreção extensa do topiramato no leite. Uma vez que muitas drogas são excretadas no leite humano, deve-se decidir entre interromper a amamentação e iniciar/ manter ou não o tratamento com a droga, levando-se em consideração a importância do medicamento para a mãe. De acordo com a experiência pós-comercialização, casos de hipospadia foram relatados em bebês do sexo masculino, expostos ao topiramato no útero, com ou sem outros anticonvulsivantes; no entanto, uma relação causal com o topiramato não foi estabelecida.