Posologia de toragesic solução

TORAGESIC SOLUÇÃO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TORAGESIC SOLUÇÃO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TORAGESIC SOLUÇÃO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Toragesic® deve ser administrado por injeção intramuscular ou bolus intravenoso. A dose em bolus intravenoso deve ser administrada por período mínimo de 15 segundos. A administração IM deve ser feita de forma lenta e profunda no músculo. Toragesic® não deve ser usado em administração epidural ou espinhal. O tempo de início de ação do efeito analgésico é similar para a administração Intramuscular e Intravenosa e é aproximadamente de 30 minutos, com o máximo de analgesia ocorrendo em 1 a 2 horas após sua administração. A duração média da analgesia é geralmente de 4 a 6 horas.
Dose Única (Intramuscular ou Intravenosa) Pacientes < de 65 anos de idade: Uma dose única de 30 a 60 mg IM de acordo com a intensidade da dor ou uma dose de 30 mg Intravenosa. Pacientes > 65 anos de idade, com menos de 50 Kg ou pacientes com insuficiência renal: Uma dose de 15 a 30 mg IM ou 15 mg Intravenosa. Crianças com 2 anos de idade: Uma dose IM de 0,5 a 1,0 mg/kg ou 0,5 mg/kg IV. A infusão endovenosa pode ser de 0,17 mg/kg/h. A dose máxima não deve exceder 30 mg IM e 15 mg Intravenosa.
Toragesic® injetável não é recomendado para crianças com menos de 2 anos de idade, pela experiência limitada com seu uso nesta faixa etária. É mais recomendável utilizar a via intravenosa em crianças, devido à dor.
Doses Múltiplas (Intramuscular ou Intravenosa) Pacientes < 65 anos de idade: A dose recomendada é de 30 mg Intramuscular a cada 6 a 8 horas, até um máximo de 90 mg/dia ou 30 mg como dose inicial Intravenosa em bolus, seguido de 30 mg a cada 6 – 8 horas conforme a necessidade até um máximo de 90 mg/dia; ou ainda 30 mg de dose inicial IV seguida de infusão contínua de até 3,75 mg/h em 250 ml de Soro Fisiológico a 0,9% em até 24 horas. A dose máxima diária parenteral não deve exceder 90 mg. Pacientes 65 anos de idade com menos de 50 Kg ou pacientes com insuficiência renal,: A dose recomendada é de 15 ou 30 mg IM ou 15 mg IV a cada 6 – 8 horas. A infusão contínua não é recomendada nesta população pela experiência limitada. A dose máxima diária parenteral não deve exceder 60 mg. Crianças 2 anos de idade: Doses múltiplas não são recomendadas em crianças.
Instruções Especiais de Dosagem: Idosos (65 anos de idade): Em pacientes acima de 65 anos o clearance do trometamol cetorolaco pode ser mais lento e esta população é mais sensível a efeitos adversos dos AINEs, portanto, deve-se ter cuidado extra e reduzir a dosagem nestes casos. Recomenda-se o valor mais baixo, dentro da variação de dosagem. Insuficiência Renal: Uma vez que Toragesic® e seus metabólitos são excretados basicamente pelos rins, em pacientes com clearance de creatinina reduzido, ocorrerá uma diminuição do clearance da droga. Toragesic® é contraindicado em casos de insuficiência renal moderada ou grave (creatinina sérica > 442 mcmol/L) e deve ser usado com cautela nos casos de insuficiência renal leve (creatinina sérica 170-442 mcmol/L); estes pacientes devem receber uma dose reduzida pela metade (não excedendo 45 mg/dia) e sua função renal deve ser cuidadosamente monitorada. Toragesic® não é significativamente dialisável. A dosagem deve ser ajustada de acordo com a gravidade da dor e a resposta do paciente. A administração de doses diárias múltiplas e contínuas do trometamol cetorolaco intramuscular ou intravenoso não deve exceder dois dias, devido ao aumento do risco de apresentar efeitos adversos. A via de administração parenteral deve ser substituída para oral assim que possível. O uso combinado do trometamol cetorolaco via parenteral e oral não deve exceder 5 dias. Os analgésicos opiáceos (por exemplo, a morfina, petidina) podem ser usados concomitantemente e podem ser necessários para efeitos analgésicos melhorados quando a dor é muito intensa. O trometamol cetorolaco não interfere com as ligações dos opiáceos e não exacerba a depressão respiratória ou a sedação relacionada aos opiáceos. Quando usados em associação com Toragesic® Intramuscular ou Intravenosa a dose diária de opiáceos é usualmente menor que a normalmente necessária.