Gravidez ultraproct ldo

Ultraproct LDO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Ultraproct LDO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Ultraproct LDO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não existem dados suficientes sobre o uso de Ultraproct® LDO em mulheres grávidas. Os estudos com glicocorticosteroides realizados em animais têm demonstrado toxicidade reprodutiva (veja o item “3. Características Farmacológicas”, Dados de segurança pré- clínicos). Vários estudos epidemiológicos sugerem que, possivelmente, pode haver um risco aumentado de fendas orais entre recém-nascidos de mulheres que foram tratadas com glicocorticosteroides sistêmicos durante o primeiro trimestre de gravidez. As fendas orais são distúrbios raros e se os glicocorticosteroides sistêmicos são teratogênicos, estes podem ser responsáveis por um aumento de somente um ou dois casos a cada 1.000 mulheres tratadas durante a gravidez.
Dados referentes ao uso de glicocorticosteroides tópicos durante a gravidez são insuficientes. No entanto, pode-se esperar um menor risco já que a disponibilidade sistêmica dos glicocorticosteroides aplicados topicamente é muito baixa. Como regra geral, preparações tópicas contendo glicocorticosteroides não devem ser aplicadas durante o primeiro trimestre da gravidez. A indicação clínica para o uso de Ultraproct®LDO deve ser cuidadosamente avaliada pelo médico considerando os benefícios e os riscos do seu uso durante a gravidez e lactação. O uso prolongado deve ser evitado.
Categoria C: “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista”.