Interações medicamentosas valium

VALIUM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VALIUM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VALIUM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Caso Valium® seja usado concomitantemente com outros medicamentos de ação central, como os antipsicóticos/neurolépticos,tranqüilizantes/ ansiolíticos/sedativos, antidepressivos, hipnóticos, anticonvulsivantes, analgésicos narcóticos, anestésicos e anti-histamínicos sedativos, deve-se lembrar que seus efeitos podem potencializar ou serem potencializados pelo Valium®. O uso simultâneo com levodopa pode diminuir o efeito terapêutico da levodopa. Existem estudos mostrando que a disponibilidade metabólica da fenitoína é afetada pelo diazepam.
A ingestão concomitante de álcool não é recomendada devido ao aumento do seu efeito sedativo.
Existe interação potencialmente relevante entre diazepam e os compostos que inibem certas enzimas hepáticas (particularmente citocromo P-450 3A). Estudos indicam que estes compostos influenciam a farmacocinética do diazepam e podem aumentar e prolongar a sedação. Esta reação ocorre com cimetidina, cetoconazol, fluvoxamina, fluoxetina e omeprazol.
Existem relatos de que a eliminação metabólica de fenitoína é afetada pelo diazepam.
Cisaprida pode levar ao aumento temporário de efeito sedativo dos benzodiazepínicos administrados via oral devido à absorção mais rápida.
Tem sido descrito que a administração concomitante de cimetidina (mas não ranitidina) retarda o clearance do diazepam. Por outro lado, não existem interferências com os antidiabéticos, anticoagulantes e diuréticos comumente utilizados.