Feed

Já é assinante?

Entrar

Posologia de Anafranil

A hipocalemia deve ser tratada antes do início do tratamento com Anafranil (vide “Advertências e Precauções”). A posologia e o modo de administração devem ser determinados individualmente e adaptados de acordo com a condição clínica de cada paciente. Em princípio, deverá ser utilizada a menor dose eficaz devendo a dose ser aumentada com cautela. Como precaução contra possível prolongamento QTc e toxicidade serotonérgica, recomenda-se a adesão às doses recomendadas de Anafranil e qualquer aumento na dose deve ser feito com precaução caso drogas que prolongam o intervalo QT ou outros agentes serotonérgicos sejam coadministrados (vide “Advertências e Precauções e Interações medicamentosas”).
- Depressão, síndrome obsessivo-compulsiva e fobias: Iniciar o tratamento com 1 drágea de 25 mg, 2 a 3 vezes ao dia, ou 1 comprimido SR de 75 mg uma vez ao dia (preferencialmente à noite). Aumentar a posologia diária gradualmente, por exemplo, 25 mg nos primeiros dias (dependendo de como o medicamento for tolerado) para 4-6 drágeas de 25 mg ou 2 comprimidos de 75 mg (Anafranil SR), durante a primeira semana de tratamento. Em casos graves, a posologia poderá ser aumentada até um máximo de 250 mg por dia. Uma vez constatada melhora nítida, ajustar a posologia diária para um nível de manutenção entre 2 a 4 drágeas de 25 mg ou 1 comprimido SR de 75 mg.
- Ataques de pânico, agorafobia: Iniciar com 10 mg ao dia. Dependendo de como o medicamento for tolerado, a posologia poderá ser aumentada até que a resposta desejada seja obtida. A posologia diária requerida tem grande variação de paciente para paciente e situa-se entre 25 e 100 mg (1 a 4 drágeas de 25 mg ou, a partir de 50 mg). Se necessário, a posologia poderá ser aumentada para 150 mg (2 comprimidos de 75 mg). Recomenda-se não descontinuar o tratamento antes de decorridos 6 meses e, durante esse período, a dose de manutenção deverá ser lentamente reduzida.
- Cataplexia acompanhando narcolepsia: Anafranil deverá ser administrado por via oral na dose diária de 25 a 75 mg.
- Condições dolorosas crônicas: A posologia deverá ser ajustada individualmente (10 - 150 mg ao dia), considerando-se que o paciente pode estar recebendo terapia com analgésicos concomitantemente (e a possibilidade de redução da utilização de analgésicos).
Posologia em populações especiais
População geriátrica:
Os pacientes idosos geralmente apresentam uma resposta mais forte a Anafranil que pacientes de faixas etárias intermediárias, Anafranil deve ser utilizado com precaução em pacientes idosos e as doses devem ser aumentadas com cautela. Iniciar o tratamento com 10 mg ao dia. Aumentar gradualmente a posologia até uma dose ideal de 30 - 50 mg diários, o que deverá ser alcançado após cerca de 10 dias e, então, mantido até o final do tratamento.
- Crianças e adolescentes:
Os adolescentes geralmente apresentam uma resposta mais forte a Anafranil que pacientes de faixas etárias intermediárias. Anafranil deve ser utilizado com precaução em adolescentes e as doses devem ser aumentadas com cautela.
- Síndromes obsessivo-compulsivas
A dose inicial é de 25 mg ao dia e deve ser gradualmente aumentada (também administrada em doses divididas) durante as duas primeiras semanas, conforme tolerado, até uma dose máxima diária de 3 mg/kg ou 100 mg, devendo ser escolhida a menor. Em seguida a dose pode ser aumentada gradualmente durante as próximas semanas até uma dose máxima de 3 mg/kg ou 200 mg, devendo ser escolhida a menor.
- Enurese noturna
A dose diária inicial, para a primeira semana, para crianças com idade:
• entre 5-8 anos é de 20 a 30 mg;
• entre 9-12 anos, a posologia é de 1-2 drágeas de 25 mg;
• acima de 12 anos de idade, 1-3 drágeas de 25 mg. Posteriormente, as doses mais elevadas podem ser administradas aos pacientes que não respondem adequadamente às menores doses. As drágeas normalmente deverão ser administradas em dose única após o jantar, entretanto, no caso de crianças que urinam na cama no início da noite, parte da dose deverá ser antecipada para cerca de 4 horas da tarde. Assim que a resposta desejada tenha sido atingida, o tratamento deverá continuar (por 1-3 meses), com a redução gradual da dose de manutenção. Não existem dados clínicos disponíveis para crianças abaixo de 5 anos de idade.
Ejaculação precoce:
A posologia deve ser ajustada individualmente, sendo recomendado iniciar com 1 drágea de 25 mg. Se necessário, aumentar a dose para 50 mg após 2 semanas. A dose ideal de manutenção situa-se entre 25-50 mg/dia, podendo ser administrada em uma tomada à noite ou 2 vezes ao dia.
Insuficiência renal:
Anafranil deve ser administrado com precaução em doentes com insuficiência renal (vide “Precauções e advertências e Farmacodinâmica/Farmacocinética”).
Insuficiência hepática:
Anafranil deve ser administrado com precaução em doentes com insuficiência hepática (vide “Precauções e advertências e Farmacodinâmica/Farmacocinética”).

Modo de administração
Os comprimidos revestidos divisíveis de liberação lenta podem ser reduzidos pela metade, permitindo que a dose seja adaptada individualmente, mas eles não devem ser mastigados.
A clomipramina é completamente absorvida do trato gastrintestinal. As drágeas e os comprimidos de liberação controlada possuem equivalência bioquímica com respeito às quantidades absorvidas. Durante a administração oral de doses diárias constantes de Anafranil, as concentrações sanguíneas do estado de equilíbrio (steady-state) da clomipramina apresentam elevada variabilidade entre pacientes. A dose diária de 75 mg, administrada tanto como 1 drágea de Anafranil 25 mg três vezes ao dia, ou como 1 comprimido de Anafranil SR 75 mg uma vez ao dia, produz concentrações sanguíneas do estado de equilíbrio (steady-state) entre 20 a 175 ng/mL.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Exceto o comprimido de Anafranil SR que pode ser partido.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal