Reações adversas viofórmio-hidrocortisona

VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA deve ser utilizado de acordo com a orientação contida nos itens Posologia, Contraindicações e Advertências. O conhecimento atual sugere que sob tais condições é improvável que haja absorção tópica suficiente de VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA através da pele a ponto de ocasionar efeitos colaterais sistêmicos, tais como atrofia ótica ou neuropatia periférica.
Ocasionalmente: ocorrem sinais de irritação no local da aplicação, tais como sensação de queimação, coceira ou rash (erupção) cutâneo; reações de hipersensibilidade.
O tratamento deve ser descontinuado, se ocorrer irritação grave ou se desenvolver sensibilização. Reações adversas locais relatadas durante tratamento tópico com glicocorticoides, predominantemente glicocorticoides mais potentes do que a hidrocortisona, incluem alergia de contato, alterações na pigmentação da pele e infecções secundárias.
Particularmente após aplicação por períodos prolongados, em grandes áreas, sob curativos oclusivos ou em áreas nas quais a pele é muito permeável, como por exemplo: face e axilas, esses medicamentos podem originar estrias (striae rubrae distensae), telangiectasia, púrpura, atrofia cutânea ou acne esteroide. Entretanto, reações adversas graves causadas pela aplicação tópica de hidrocortisona são raras, a menos que esta seja aplicada em excesso.